29 JAN 2013 - PNEWS 78 - José Carlos Cabral 29
Portaria Inmetro 444 - ABR cumpre seu papel
ABR informou e orientou o setor nos últimos dois anos sobre o prazo de adequação à Portaria nº 444 da RAC através de palestras e divulgação do tema na mídia.
 
Terminou dia 19 de novembro o prazo de adequação à Portaria nº 444 da RAC (Regulamentação de Avaliação da Conformidade) para pneus comerciais, ou seja, o registro das Unidades Reformadoras no Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, que passa a regulamentar a atividade e sem o qual a empresa do segmento não pode mais realizar o serviço. Ao longo dos dois anos de adaptação à norma, a ABR cumpriu o seu papel de informar e orientar os seus associados e o mercado sobre a nova legislação promovendo palestras nos Encontros Regionais e divulgando o tema na mídia e na revista Pnews entre outras ações.
 
Ações
Desde o dia 19 de novembro de 2010, quando a Portaria 444 do Inmetro foi publicada, a ABR se mobilizou com o objetivo de orientar as reformadoras de pneus a obter o registro. Só nos Encontros Regionais nas principais capitais do país, por exemplo, foram realizadas 16 palestras específicas sobre o tema, que reuniram 691 empresas, com a participação de 1.238 empresários e profissionais de várias áreas do segmento.
 
Nesses encontros, além de esclarecer as dúvidas quanto à obtenção do registro, a ABR objetivava que os participantes fossem agentes multiplicadores dos procedimentos técnicos da Portaria Inmetro nº 444. Nas palestras, o próprio presidente da entidade, Roberto de Oliveira, sempre buscava sensibilizar a todos sobre a urgência de se obter o registro que qualificaria ainda mais o segmento de reforma de pneus no Brasil e enfatizava: “quem não se adequar estará fora do mercado”.
 
Para se ter uma ideia, todas as edições da revista Pnews tiveram pelo menos uma reportagem sobre a Portaria 444 desde a edição do final de 2010. Isso sem contar a série de matérias a partir de 2006, quando a ABR iniciou a batalha para a regulamentação do segmento, além das entrevistas sobre o tema concedidas pelo presidente e diretores à imprensa.
 
A partir de agora, a ABR recomenda a todos os frotistas e caminhoneiros que podem rodar com seguranca e desempenho pois estarão assegurados de um produto com qualidade atestada.
 
Registrados
Para a NSA Pneutec, que já obteve o registro para as unidades do grupo, trata-se de uma conquista para o setor de reforma de pneus no país e será uma oportunidade para regulamentar o segmento. De acordo com o gerente industrial corporativo da empresa, Jamerson Henrique, o processo de gestão para a obtenção do registro é um desafio, mas fundamental para a satisfação do cliente. “Adequamos nosso sistema, mudamos a cultura, treinamos colaboradores, monitoramos normas e procedimentos para conquistar o registro. O Inmetro nos garante metodologias operacionais focada em segurança, qualidade e fidelização de clientes”, explica.
 
Outra que comemora a conquista do registro é a Ricamar Pneus, de Araruama (RJ), que integra a Rede Autorizada Vipal. A empresa revela que o processo para obter a certificação envolveu todos os colaboradores, que passaram por rigorosos treinamentos, e incluiu atualização do maquinário, instalação de um novo sistema de prevenção de incêndio e até mudanças no processo de execução da reforma. “A obrigatoriedade do registro é extremamente importante, pois de certa forma obriga as reformadoras a investirem na qualidade de seus produtos deixando mais justa a concorrência”, considera Marcos Vinícios da Costa Pereira, proprietário da Ricamar.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 78. Págs 22 a 25.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se