29 MAR 2013 - PNEWS 79 - José Carlos Cabral 29

IPT realiza testes finais de pneus reformados para motos

O processo de pneu reformado para moto entra na etapa decisiva. Neste mês de março, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) realiza os testes finais das amostras em laboratório, tanto de pneus novos como de reformados.
 
Trâmite
Os últimos ensaios em laboratório dos pneus reformados para motos, seguindo o cronograma iniciado em agosto do ano passado, foram realizados nos dias 12 e 13 de março no Instituto LAB System de Pesquisas e Ensaios – ILSPE, laboratório acreditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo. Participam das avaliações os peritos da ABR e técnicos do IPT, além de representantes do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e dos fabricantes de pneus novos, ambos como testemunhas.
 
Com essa etapa, encerra-se o cronograma de ensaios laboratoriais (verificação dimensional e de velocidade sob carga) e em campo de provas (dirigibilidade) dos pneus reformados para motos, iniciado no ano passado. Uma luta de mais de oito anos da ABR, entre idas e vindas de liminares, culminando com a determinação da Justiça Federal em abril de 2012 para que o IPT iniciasse os testes, através da Carta Precatória Nº 017/2012, que agora pode estar próxima de mais uma vitória para o segmento. “Até agora os testes dos pneus reformados para motos apresentaram resultados muito satisfatórios com relação à segurança, realmente o que nós da ABR esperávamos. Temos consciência técnica de que é um produto de boa qualidade, já observado durante anos de perícias realizadas”, destaca o assessor Técnico da Entidade, Carlos Thomaz.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 79. Pág 26.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se