29 MAI 2013 - PNEWS 80 - José Carlos Cabral 29

ABR e Sindibores discutem integração do Selo Verde

A ABR se reuniu no dia 23 de abril com o Sindibores (Sindicato da Indústria da Borracha e da Recauchutagem de Pneus no Estado do Espírito Santo). O tema da reunião, realizada na sede do sindicato em Vitória (ES), foi o “Selo Verde”, Programa de Rotulagem Ambiental da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), aplicado pelas duas entidades para qualificar as empresas do setor.
 
Integração
Participaram do encontro representantes da ABR, o Presidente Roberto de Oliveira e o Assessor Técnico Carlos Thomaz; do Sindibores, o Presidente Silesio Rezende de Barros, o Diretor Técnico Marcondes Caldeira e o Diretor Financeiro Rogerio Pereira do Santos; além de Cassiano Orsi Hemerly, Analista Técnico IEL-ES; e Guy Ladvocat, Gerente de Certificação da ABNT. Segundo Carlos Thomaz, o objetivo do encontro foi promover uma sinergia rumo ao interesse dos reformadores e trocar conhecimentos sobre os dois programas.
 
Tanto o Sindibores quanto a ABR lançaram em 2011 o Selo Verde para o segmento de reforma de pneus. Os dois programas têm a mesma finalidade, ou seja, benefícios sustentáveis para o setor, mas metodologias diferentes, o que motivou a reunião entre as entidades. “Uma das diferenças é que o programa do Sindibores foi executado naquele estado para a rede de reformadores, com dados mais específicos para a região”, avalia Carlos Thomaz.
 
E essas diferenças só trarão benefícios para a aplicação do Selo Verde no segmento. “A reunião foi de grande importância para travar conhecimentos, comparar aplicações dos sistemas e trocar informações. Poderemos estabelecer um programa futuro dessa integração”, ressalta o Assessor Técnico da ABR.
 
VEJA a matéria da Revista PNEWS 80. Pág 27.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se