29 NOV 2013 - PNEWS 83 - José Carlos Cabral 29

Mercado de pneus mostra sua força na Fenatran

Cerca de 20 empresas do segmento marcaram presença como expositores no tradicional Salão do Transporte.
O segmento de pneus marcou presença mais uma vez na Fenatran (Salão Internacional do Transporte). 
 
A 19ª edição do evento, realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro no Anhembi, em São Paulo, teve como expositores com estande próprios cerca de 20 fabricantes, fornecedores de matérias primas e reformadoras, além da ABR.
 
Bandas e pneus em destaque para o setor
Entre os expositores do segmento na Fenatran, destacamos as empresas Borrachas Tipler, Borrachas Vipal, Levorin, Marangoni, Moreflex, Norte Sul e SL Pneus & Auto Lins. Também participaram as principais marcas de pneus do mercado (Bridgestone, Cantu, Continental, Dunlop, Goodyear, Hankook e Pirelli), além de fornecedoras (Igualar/Fleetcom e Siqueira Campos Pneus).
 
A Vipal apresentou duas novas bandas na Fenatran. São dois lançamentos: a VI600, projetada especialmente para uso em empilhadeiras e guindastes; e a banda VP430L, desenvolvida para VUCs (veículos urbanos de carga), que pode ser usada ainda em vans e caminhonetes. “As bandas para VUC e veículos industriais têm um desenho novo que garante mais horas de trabalho para quem utiliza este tipo de veículo”, destaca Eduardo Sacco, Gerente de Marketing da empresa.
 
Já a Levorin aproveitou a feira do transporte para comemorar seus 70 anos de fundação apresentando ao mercado sua linha completa de bandas pré-moldadas, camelback e acessórios. A empresa destacou no evento o camelback em tiras Orbitread, que permite ampla utilização com apenas uma largura de tira (70 mm) para todas as medidas de pneus. O destaque foi o lançamento da banda LTC 01 na largura 270 mm desenvolvida para a aplicação em mineradoras, que já vem sendo utilizado pela Vale.
 
A Moreflex reservou para o evento nada menos que três lançamentos. A empresa gaúcha estreou na Fenatran as bandas MHU2, que tem aplicação específica para o transporte de passageiros; e MHT, que promete melhorar o rendimento quilométrico em eixos de tração; além da banda MHFW, destinada a frotistas que buscam soluções para reduzir os efeitos do arraste lateral em eixos rebocados.
 
A Tipler focou nas novas tecnologias para marcas sua presença na Fenatran 2013. A grande novidade da empresa é o Tipler ID, banda de rodagem com chip que permite ao transportador realizar a gestão automatizada de informações como quilometragem da banda, número de recapagens, quilometragem total da carcaça entre outras. Apresentou ainda a tecnologia Optima, que possibilita a união de diferentes compostos de borracha na mesma banda. 
 
O destaque da Marangoni na feira ficou por conta de uma roletadeira exclusiva, cuja operação era demonstrada no próprio estande para os visitantes. A empresa expôs diversos produtos de sua linha no evento, entre eles as bandas BUS 100 (segmento urbano); RDD (tração rodoviário longas distâncias); RZE-HM (regional e longas distâncias). O diretor superintendente do Grupo na América Latina, Gian Piero Zadra, considerou o balanço da participação na 19ª Fenatran extremamente positivo. “Reforçamos nossa marca entre os principais players do segmento de recapagem e consolidamos importantes parcerias e relacionamentos”, completa.
 
A SL Pneus & Auto Lins foi a única reformadora com estande próprio na Fenatran. A empresa, que é Autorizada Marangoni, aproveitou o evento para apresentar ao setor seu moderno processo produtivo, que inclui um exclusivo sistema de rastreabilidade do pneu. Todos os pneus que entram na produção recebem uma etiqueta com código de barras informando os dados do cliente e do serviço a ser executado. As informações são inseridas por cada operador em tablets. “A informatização da fábrica permite controle de produtividade por pessoa e rastreabilidade de absolutamente tudo o que é aplicado no pneu”, destaca Alexandre Levi Cardoso, Diretor Comercial.
 
Fenatran em números
A 19ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) recebeu 61.345 mil visitantes durante os seus cinco dias de exibição. Trata-se de recorde de público, segundo os organizadores, cerca de 10% de crescimento em relação à edição anterior. O número de expositores chegou a 370 empresas. 
 
A próxima edição do evento está marcada para outubro de 2015.

VEJA a matéria da Revista PNEWS 83. Pág 8.
Voltar para índice de notícias
 
Associe-se