inic
conh
quem
estr
pres
dados
rev
atual
anter
segges
encs
assess
port
indic
infos
man
neg
feiras
asso
esta
como
benefs
fale
inf
links

29

Editorial da Revista PNEWS - FEV 2007 29

 

Hersílio Coelho de Moura
• Presidente de 2005 a 2007
 
Fase de conquistas da ABR
Caros amigos,

O ano que se encerrou, marcou uma nova fase na vida de nossa Associação. A ABR em 2006 enfrentou desafios até então inimagináveis. Ações pesadas do Governo, por intermédio dos órgãos ambientais, com respaldo da própria Presidência da República no sentido de proibir a importação de carcaças, matéria-prima fundamental para a sobrevivência das mais de 1.600 reformadoras desse País. Hoje, não só os reformadores/remoldadores de pneus de passeio dependem da matéria-prima importada, mas também reformadores de pneus de caminhões, ônibus e OTR (fora-de-estrada).

No caso dos pneus OTR, a quase totalidade das carcaças que movimentam o setor é importada. Devemos considerar que esse segmento de reforma é fundamental para alanvancar os investimentos em infra-estrutura que o Governo Federal promete para os próximos anos. Ampliação dos portos, recuperação das estradas, barragens, etc, necessitam de equipamentos pesados fora-de-estrada e, é claro, que esses equipamentos necessitam de pneus, coisa que o mercado nacional de novos não tem capacidade de suprir.

A questão da importação de carcaças está ganhando uma nova dimensão. Não se resume somente na queda de braço de fabricantes de pneus novos e órgãos ambientais de um lado e reformadores/remoldadores de pneus de passeio do outro. Com o crescimento que se projeta para o Brasil nos próximos anos, carcaças importadas de outros segmentos serão o pulmão desse desenvolvimento.

Na questão da proibição da reforma em pneus de motos, embora tenhamos tido marchas e contra-marchas durante o ano, terminamos 2006 com uma vitória histórica no Supremo e acreditamos que podemos em 2007 resolver de vez a questão, dando aos nossos amigos reformadores de pneus de motos, condições de trabalharem com tranqüilidade, retomando os investimentos e projetando um grande crescimento para o setor.

Para terminar, gostaria de anunciar a nossos associados que disponibilizamos em nosso site as ações da ABR durante o ano de 2006, para que todos tomem conhecimento, assim como iremos publicar durante o mês de fevereiro de 2007, o balanço de nossa Associação, dando total transparência à gestão da nossa Diretoria.

Um abraço a todos.

 

Hersílio Coelho de Moura
Presidente da ABR

 

<•> Revista PNEWS 56

<•> Voltar ao índice Palavra do Presidente

 

 

1

 
 
Associe-se