inic
conh
quem
estr
pres
dados
rev
atual
anter
segges
encs
assess
port
indic
infos
man
neg
feiras
asso
esta
como
benefs
fale
inf
links

29

Editorial da Revista PNEWS - AGO 2009 29

 

Henrique Teixeira Pena
• Presidente de 2008 a 2010
 
O melhor remédio para uma crise é o otimismo
Caros amigos, já estamos em Outubro/09, é mais um ano que está chegando ao final. É um ano especial que ficará na memória, pois nós e o mundo fomos testemunhas de uma crise econômica sem precedentes, que sacudiu o planeta, causando apreensão e pânico em todos nós.

O Brasil sofreu todos os reflexos da crise dos demais países, enfrentando e reagindo positivamente, como mostram os dados estatísticos atuais, anunciados nos meios de comunicação.

A indústria brasileira está considerando que o mês de Agosto/09, marcou a consolidação da recuperação da produção, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria – CNI.

O fluxo cambial é positivo pelo sexto mês consecutivo (de Abril a Set/09), indicando a confiabilidade dos investidores estrangeiros e das multinacionais, no Brasil.

Dados da Confederação Nacional da Indústria apontam que Agosto/09 foi o primeiro mês, desde Outubro/08, em que houve aumento nos níveis de emprego.

Prezados, o segmento de reforma de pneus, mesmo antes da crise econômica anunciada, já vinha sofrendo forte pressão econômica financeira, em função de políticas comerciais predatórias, da concorrência interna do segmento, que se juntou ao pânico da crise econômica mundial, e ainda atrelada às mudanças normativas que entraram em vigor, (Proibição da importação de carcaças, CONAMA, Antidumping, etc.).

Com dificuldades e perseverança, tenho plena confiança que venceremos todas essas barreiras. O final do ano se aproxima, o poder aquisitivo dos consumidores melhora e, consequentemente, as vendas aquecem, trazendo um fluxo econômico positivo para todos.

Mediante os fatos descritos, quer nos parecer que a crise econômica no Brasil é algo do passado, restam apenas alguns ajustes de curto prazo.

Portanto, desde que todos com o pé no chão, devemos afirmar que a palavra do momento é “OTIMISMO”.

 

Henrique Teixeira Pena
Presidente da ABR

 

<•> Revista PNEWS 65

<•> Voltar ao índice Palavra do Presidente

 


1

 
 
Associe-se