NOTÍCIAS - Mercado



As transformações digitais para 2020

Saiba quais são as tecnologias que devem se fortalecer em 2020 e como elas podem impactar no ambiente de negócios


O ambiente dos negócios passa por transformações rápidas e cada vez mais o mundo digital tem influência em todos os setores da economia. O setor de transporte já está se transformando com a nova logística 4.0 e logo estas mudanças terão reflexo também no segmento de reformas.

Por isso, é fundamental todos aqueles do mercado de reforma de pneus estarem por dentro de quais são as previsões de transformação digital para o próximo ano, para que possam avaliar qual o impacto que isto pode levar aos negócios.

Por isso, hoje o site da ABR tarz algumas previsões de Daniel Newman, analista principal da Futurum Research, CEO do Broadsuite Media Group e colunista da prestigiosa revista Forbes sobre quais as tendências para 2020.

Lembrando que boa parte das previsões aqui se refere aos mercados americano e europeu. Mas, com certeza, muitas delas veremos também em breve aqui no Brasil.

5G chega com tudo

Newman acredita que 2020 será o ano do 5G. Com alguns dos maiores nomes das telecomunicações, como Qualcomm, AT&T, Verizon, Nokia, Ericsson e Huawei, certificando-se de que as implantações globais de 5G continuem no ritmo acelerado, e os melhores fabricantes de celulares Android do mundo já lançando telefones 5G, ele chegará com tudo no próximo ano.  Além de trazer a todos nós velocidades de banda larga mais rápidas e redes móveis mais confiáveis, a proliferação do 5G também acelerará os avanços nas cidades  e veículos inteligentes,  fabricação inteligente e dezenas de tecnologias intensivas em IoT.

“Em outras palavras, o valor real de 5G não será limitado aos telefones. Quase todos os setores que afetam nossas vidas diárias serão transformados – para melhor – pela evolução da tecnologia que definirá 2020”, explica.

Análise será a vantagem competitiva  

“As empresas que não investirem pesadamente em análises de dados em 2020, provavelmente não estarão no mercado em 2021”. Esta previsão de Newman  acredita que há dados valiosos demais para serem coletados, processados ​​e transformados em insights, para que qualquer empresa permaneça competitiva sem fazer pleno uso das modernas ferramentas de análise.

Voar às cegas e seguir seu instinto não são mais opções viáveis ​​quando todos os outros negócios estão utilizando ferramentas sofisticadas de análise para identificar problemas, oportunidades e soluções. É por isso que estamos vendo uma consolidação dos recursos de análise em todo o mundo da tecnologia.

IA e as machine learning

Se você e sua empresa desejam investir em análise, também precisam investir em IA e machine learning para poder navegar pelos vastos e agitados mares de informações e dados que desejem melhorar. “Graças à IA e ao aprendizado de máquina, conjuntos de dados complexos agora podem ser analisados ​​em uma fração do tempo que costumava levar  dois anos. Isso não ocorre porque os computadores se tornaram mais rápidos ou melhores, mas porque os algoritmos de IA e de aprendizado de máquina se tornaram extremamente bons na análise de dados e porque essa análise pode ser facilmente escalada na nuvem”, explica Newman.

Interface de conversação

Nós sabemos que a Siri ou o Google Assistent ainda são péssimos para um bate-papo decente. No entanto, o mercado acredita que veremos pelo menos alguma forma de IA conversacional se tornar útil, em 2020. “Do lado do software, projetos, como o Microsoft Conversational AI, estão trabalhando incrivelmente para criar plataformas que não podem apenas ouvir corretamente, mas seguem conversas complexas e compreendem as nuances da emoção, enquanto continuam a melhorar com o tempo. No lado do silício, chipsets e SOCs desenvolvidos especificamente para dispositivos inteligentes estão se tornando excepcionalmente bons em isolar vozes humanas de ambientes ruidosos e em processar com precisão a linguagem natural em tempo real.”

Esta tecnologia provavelmente não chegará para nós, consumidores, em 2020, mas estaremos mais próximos disso!

Experiência do usuário e do cliente:

Como o sucesso da transformação digital está intimamente ligado à experiência do usuário e do cliente (UX / CX), essa ênfase continuará a impulsionar os investimentos comerciais na transformação digital. “Por um lado, isso é especialmente verdadeiro, uma vez que  as organizações passam cada vez mais da criação de competências internas e melhoria da eficiência para a execução de sua visão. Por outro lado, aperfeiçoamentos na conectividade (5G, WiFi 6), recursos de computação (nuvem, borda, aprendizado de máquina), automação inteligente (RPA, AI) e interfaces de usuário intuitivas (IA conversacional, análise de gestos, AR) serão combinadas para tornar 2020 um ponto de inflexão para o UX e o CX, em uma diversidade  de setores, que variam de varejo e hospitalidade a transporte e assistência médica.”

Privacidade digital

Em parte, graças às dezenas de falhas de privacidade das empresas de tecnologia nos últimos anos, ao estabelecimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE e aos crescentes pedidos nos EUA para impor controles às empresas de tecnologia, veremos que, finalmente,  mais empresas,  ficarão sérias sobre questões de privacidade e segurança de dados em 2020. No Brasil, a Lei de Proteção de Dados também passará a mudar a maneira como as empresa lidam com os nossos dados e nossa privacidade.

Newman comenta que a privacidade e transparência serão um diferenciador de marca, permitindo que os usuários optem ou não por esquemas de coleta de dados com maior facilidade e conhecimento do que no passado. “A verdadeira questão será se empresas como a Amazon (via Alexa) e o Facebook se juntarão ou continuarão a reunir silenciosamente todos os dados dos usuários que puderem”,  analisa.



Acontece

Demanda por transporte rodoviário de cargas no Brasil tem melhora semanal

Acontece

PIB do transporte cai 2,4% no primeiro trimestre de 2020

Acontece

Unique doa ambulância para São Leopoldo

Mercado

Roubos de carga diminuem 17% em 2019


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus