NOTÍCIAS - Especial



Pneus elétricos são o futuro?

Conheça quais são os possíveis futuros do pneu de acordo com um dos maiores especialista do mundo no tema, Giles Kirkland


A tecnologia automotiva é uma das áreas de desenvolvimento tecnológico que mais se desenvolve e também bastante comentada. Há um fluxo constante de artigos e comentaristas comentando sobre os desenvolvimentos da indústria, como a tecnologia autônoma, mas, surpreendentemente, pouco se fala sobre o futuro dos pneus.

 

Isso é surpreendente, visto que eles são tão importantes para nossa experiência como usuários de estradas. Os pneus afetam tudo, desde a segurança na estrada até o desempenho de direção, e o desenvolvimento de uma nova tecnologia de pneus ajudará a redefinir a forma como dirigimos. A história dos pneus nos mostrou o desenvolvimento de sistemas de monitoramento da pressão dos pneus e outras inovações que ajudaram a expandir a utilidade de nossos pneus. A eletricidade está cada vez mais ligada à fabricação de pneus modernos.

 

Como Herman Vereecken, o Gerente de Estratégia de Comunicação e Implantação do Goodyear Innovation Center sugere, “por 100 anos os pneus foram materiais e mecânicos, mas agora estamos obtendo uma dimensão elétrica”, em outras palavras, “componentes elétricos em pneus são o futuro’.

 

A seguir, apresentamos as tecnologias mais promissoras para pneus no futuro, de acoedo com Giles Kirkland, especialista em pneus de automóveis e pesquisador de novas soluções tecnológicas.

 

 

Pneus Inteligentes

 

Os pneus inteligentes estão na mente dos designers há algum tempo, mas ninguém chegou perto de perceber o design até recentemente. O Tokyo Motor Show 2017 apresentou uma série de conceitos de pneus inteligentes de fabricantes como a Sumitomo Rubber Industries. O design da SRI incorporou um núcleo de detecção, banda de rodagem ativa e tecnologia de sustentação de desempenho para alterar a pressão do pneu conforme necessário. O núcleo de detecção transforma os pneus do SRI em sensores, que podem analisar as superfícies das estradas e medir qualquer desgaste. Da mesma forma, o piso ativo altera a funcionalidade da borracha de acordo com a superfície da estrada atual.

 

A SRI também não está sozinha no desenvolvimento dessa tecnologia. O concorrente Continental anunciou seu conceito de roda ajustável ContiAdapt no início deste ano. A roda ajustável ContiAdapt permite ao usuário controlar a quantidade de borracha em contato com a estrada e varia a pressão dos pneus do carro de acordo com as condições da estrada. Se a estrada estivesse congelada e escorregadia, o pneu se expandiria para que o veículo pudesse agarrá-lo com mais facilidade. Essa tecnologia dará aos motoristas um manuseio muito melhor em superfícies escorregadias e aumentará o controle que eles têm sobre seus veículos.

 

Pneus impressos em 3D

 

Embora não sejam completamente separados do conceito de pneus inteligentes, os pneus 3D redefinirão a maneira como os veículos automotivos são fabricados e mantidos. A gigante da indústria Michelin está no processo de projetar um pneu totalmente feito de materiais biodegradáveis ​​com uma camada de borracha que pode ser restaurada conforme o pneu se gasta. O pneu seria impresso em 3D a partir de uma variedade de materiais reciclados. A Michelin planeja usar restos de aparas de madeira, cascas orgânicas e palha para encher o piso de borracha quando estiver danificado. O uso da tecnologia 3D tornará muito mais conveniente manter nossos carros na estrada por uma fração do custo que é necessário para reparos agora.

 

 

Pneus elétricos

Se uma coisa é certa, é que a sugestão de Vereecken de que os pneus elétricos são o futuro é sem dúvida verdadeira. O potencial dos pneus inteligentes e 3D pode mudar completamente a indústria automotiva. Esta tecnologia também tornará a condução diária muito mais segura e conveniente.

 



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus