NOTÍCIAS - Sustentabilidade



Pneus inservíveis são transformados em dormentes para trilhos de trem na Itália

Opção sustentável em testes no país europeu traz ganhos para o meio ambiente e ainda possibilita maior durabilidade dos trilhos.


Pneus inservíveis já ganharam inúmeros destinos: pisos de quadras esportivas, asfalto, solas de sapato, entre outras aplicações. E agora uma empresa italiana levou a solução a um novo patamar. A Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de dormentes para os trilhos de trens com “matérias-primas secundárias”, entre elas, os pneus.

“Os dormentes da Greenrail têm as mesmas características mecânicas que os de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”, disse à CNBC Giovanni De Lisi, CEO da empresa.

O diferencial é que a empresa cobre os dormentes com uma mistura de plástico e borracha de pneus inservíveis que foram reciclados, levando o sistema ferroviário a um futuro mais sustentável.

Como resultado, o custo de manutenção dos trilhos caiu em 50% além dos novos dormentes possuírem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais de vida útil do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos. Para cada quilômetro de pista, esses novos dormentes reutilizam até 35 toneladas de pneus reciclados.

A empresa também diz que os produtos da Greenrail podem incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captura de energia solar. “A idéia do Greenrail Solar surgiu da vontade de transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em infraestrutura ativa”, acrescentou de Lisi.

“Os trilhos do trem são expostos ao sol 90% das vezes; daqui vem a ideia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.

Com informações CNBC



Acontece

Recuperação em Investimentos

Mercado

CNT realiza quarta rodada de pesquisa no transporte

Especial

Representando o setor

Mercado

Setor de transporte tem pequena melhora em maio de 2020


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus