NOTÍCIAS - Sustentabilidade



Pneus inservíveis são transformados em dormentes para trilhos de trem na Itália

Opção sustentável em testes no país europeu traz ganhos para o meio ambiente e ainda possibilita maior durabilidade dos trilhos.


Pneus inservíveis já ganharam inúmeros destinos: pisos de quadras esportivas, asfalto, solas de sapato, entre outras aplicações. E agora uma empresa italiana levou a solução a um novo patamar. A Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de dormentes para os trilhos de trens com “matérias-primas secundárias”, entre elas, os pneus.

“Os dormentes da Greenrail têm as mesmas características mecânicas que os de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”, disse à CNBC Giovanni De Lisi, CEO da empresa.

O diferencial é que a empresa cobre os dormentes com uma mistura de plástico e borracha de pneus inservíveis que foram reciclados, levando o sistema ferroviário a um futuro mais sustentável.

Como resultado, o custo de manutenção dos trilhos caiu em 50% além dos novos dormentes possuírem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais de vida útil do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos. Para cada quilômetro de pista, esses novos dormentes reutilizam até 35 toneladas de pneus reciclados.

A empresa também diz que os produtos da Greenrail podem incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captura de energia solar. “A idéia do Greenrail Solar surgiu da vontade de transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em infraestrutura ativa”, acrescentou de Lisi.

“Os trilhos do trem são expostos ao sol 90% das vezes; daqui vem a ideia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.

Com informações CNBC



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus