NOTÍCIAS - Sustentabilidade



Solução acústica com resíduos de pneus

de fibra de borracha eliminados no processo de recapagem de pneus


Um grupo de cinco estudantes do curso técnico de Edificações da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, encontrou uma solução sustentável para melhorar o isolamento térmico e acústico das paredes de gesso acartonado, também conhecido como drywall. A proposta dos jovens é acrescentar resíduos de borracha de pneu ao gesso.

O projeto recebeu o nome de Silent Comfort e foi desenvolvido durante oito meses como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pelos alunos: Edlayne Cintra Moreno Lima, Gabriel Paixão Oliveira, Ramon Batista Andrade, Raphael Dias Hodges Telles de Abreu e Thayná Leão de Souza, orientados pelos professores Adriana De Marchi e Rodrigo Asenjo.

Thayná conta que a ideia surgiu depois de os jovens realizarem pesquisas com consumidores da região que reprovaram o isolamento termoacústico do drywall utilizado pela construção civil. “Como minha mãe trabalha em uma empresa de recapagem de pneus, pensamos em buscar uma alternativa para reaproveitar os resíduos de fibra de borracha que são eliminados durante o processo de raspagem para aplicação de banda nova no pneu”, explica.

Após testes no laboratório da Etec, os alunos conseguiram desenvolver uma fórmula capaz de agregar o gesso à borracha, atingindo a resistência necessária. “Nosso objetivo agora é fazer parcerias para transformar o protótipo em um produto de boa qualidade e com preço acessível”, ressalta. “O produto contribui, ainda, para minimizar os problemas causados pelo descarte de borracha de pneu no meio ambiente”, conclui a professora Adriana De Marchi



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus