NOTÍCIAS - Curiosidade



O futuro do pneu

Como se imagina o pneu do futuro com o desenvolvimento de novos materiais e dos automóveis


O futuro da tecnologia automotiva é uma das áreas em que  mais encontramos o desenvolvimento tecnológico. Falamos sobre carros autômatos, novas formas de combustível, mas muito pouco se fala sobre o futuro do pneu!

 

Por isso, compilamos dois projetos das tecnologias mais promissoras para pneus no futuro. Confira:

 

Pneus inteligentes

 

Os pneus inteligentes estão na mente dos projetistas há algum tempo. Em  2017, a Sumitomo Rubber Industries apresentou um projeto que incorporou um núcleo de detecção, banda de rodagem ativa e tecnologia de sustentação de desempenho para alterar a pressão dos pneus, conforme necessário. O núcleo sensor transforma os pneus do SRI em sensores, que podem analisar as superfícies da estrada e medir qualquer desgaste. Da mesma forma, o piso ativo altera a funcionalidade da borracha, de acordo com a superfície atual da estrada.

Já a Continental anunciou seu conceito de roda ajustável ContiAdapt, que  permite ao usuário controlar a quantidade de borracha que entra em contato com a estrada e variar a pressão dos pneus do carro, conforme  as condições da estrada. Se ela for gelada e escorregadia, o pneu se expande para que o veículo possa se segurar com mais facilidade. Essa tecnologia proporcionará aos motoristas um manuseio muito melhor em superfícies escorregadias e aumentará o controle que eles têm sobre seus veículos.

 

Pneus impressos em 3D

 

Embora não estejam completamente separados do conceito de pneus inteligentes, os pneus 3D redefinirão a maneira como os veículos automotores serão fabricados e mantidos.  A gigante da indústria, Michelin, está no processo de projetar um pneu multifuncional feito de materiais biodegradáveis ​​com um revestimento de borracha que pode ser restaurado, à medida que o pneu for desgastado. O pneu seria impresso em 3D, a partir de uma variedade de materiais reciclados.  A Michelin planeja usar restos de lascas de madeira, cascas orgânicas e palha para encher o piso de borracha, quando ele estiver danificado.



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus