NOTÍCIAS - Mercado



PIB do transporte recua 0,3% no segundo trimestre de 2019

Setor tem a terceira queda consecutiva do PIB, mesmo com pequena alta do PIB do País.


Estar atento ao mercado do setor de transporte é essencial para os reformadores de pneus. Afinal, as transportadoras e caminhoneiros autônomos constituem boa parte do mercado do setor.

 

E, segundo o Boletim Economia em Foco, da CNT, os números do segmento ainda não demonstram sinais de melhora no cenário econômico. Conforme  o documento, apesar de o PIB (Produto Interno Produto) brasileiro ter registrado alta de 0,4% no segundo trimestre de 2019, na comparação com os três primeiros meses de 2019, o PIB do setor de transporte recuou 0,3%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no final do mês de agosto.

 

Ainda de acordo com o Boletim, essa é a terceira queda consecutiva – no quarto trimestre de 2018, a retração foi de 0,3%; e, no primeiro trimestre de 2019, de 0,6%. No acumulado de 12 meses, porém, o PIB do transporte registra alta de 1,3%. Isso, conforme o boletim, se deve ao crescimento de 2,2% no terceiro trimestre de 2018, que captou os efeitos da retomada da atividade, após a paralisação dos caminhoneiros em maio do ano passado.

 

E acrescenta a CNT que, para o desempenho do transporte ser positivo no final deste ano, o PIB do setor precisa registrar crescimento de, pelo menos, 1,0% no segundo semestre de 2019.

 

O boletim destaca que, nos três últimos trimestres, o PIB do transporte acumula variação negativa de 1,2%, enquanto o PIB brasileiro apresenta alta de 0,4% na mesma base de comparação. “Excluindo a indústria extrativa, muito afetada pela tragédia de Brumadinho, o transporte foi o setor que teve o pior desempenho nos últimos três trimestres, explicado principalmente pelos problemas enfrentados pelo segmento rodoviário de cargas, principal componente do PIB do setor.”

 

 

FONTE: Agência CNT de Notícias



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus