Quem trabalha no segmento de reforma, sabe, de cor e salteado, como se dá a construção de um pneu, mas será que as pessoas com quem a gente tem contato todos os dias tem noção de quão complicado é o processo?
Que tal então, compartilhar esta matéria com aquele pessoal que não tem a mínima ideia sobre como funciona a produção de um pneu novo? Vamos explicar de forma bem simples e reduzida para que todos possam entender!
Bom, primeiramente, pneu não é somente borracha e até mesmo a borracha que ele usa é especial. Como sabemos um pneu moderno leva um tipo especial de borracha – uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado “negro de fumo”, um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente.
Mas além disso, a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.
Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu (veja quais são e para que servem abaixo). Cada uma dessas partes é fabricada separadamente. Para juntar tudo, as indústrias usam tambores e prensas – o resultado desse processo é um barrilzinho de borracha, que os técnicos chamam de “pneu verde”.
Para “amadurecer” e virar um pneu de verdade, ele ainda precisa passar pela chamada vulcanização.
Nessa última fase, a peça é prensada novamente, dessa vez a uma temperatura superior a 200 ºC. Aí sim, o pneu é moldado conforme o modelo a ser fabricado.
Reinventando a roda Modelos comuns são compostos por seis partes diferentes
As partes do pneu
PAREDE LATERAL
Feitas de borracha, elas são o elemento de ligação entre a roda do carro e a parte do pneu que encosta na estrada
LONA DE CORPO
É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do carro. Para aguentar o tranco, ela é feita de uma mistura elástica, com borracha, poliéster e náilon
LONA ESTABILIZADORA
Como o próprio nome indica, essa camada ajuda a dar estabilidade ao pneu. Ela leva pequenas placas de fios de aço, cortadas em ângulos específicos para evitar derrapadas
BANDA DE RODAGEM
É a parte do pneu que entra em contato com o solo. Formada por três tipos de borracha com diferentes composições, a capa de rodagem garante a tração do carro e a durabilidade do pneu
TALÕES
São aros de aço envolvidos por uma camada de borracha. É a parte do pneu que entra em contato com a roda do carro
ESTANQUE
É a parte interna do pneu. Formada por várias camadas de borracha, ela impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as antigas câmaras
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