Dados do Segmento
PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Cenário da reforma de pneus no Brasil
A reforma de pneus
- É um processo que consiste na recuperação da carcaça e na reposição da banda de rodagem do pneu desgastado pelo uso;
- A reforma de pneu é uma prática mundial, surgiu da possibilidade de se reaproveitar com total segurança a carcaça do pneu, que ao invés de ser descartada prematuramente, ela volta a rodar como se fosse nova, com o mesmo desempenho.
- É possível a reforma dos seguintes pneus: automóveis, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, equipamentos de mineradoras, terraplanagem e de aviões;
Existem três processos de reforma de pneus:
- Recapagem – Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem;
- Recauchutagem – Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem e dos ombros;
- Remoldagem – Processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem, dos seus ombros e de toda superfície de seus flancos (talão a talão);
A reforma de pneus e o transporte
O setor de reforma de pneus é fundamental para a economia do segmento de transportes:
- O pneu reformado possui rendimento quilométrico semelhante ao pneu novo. O valor é 75% mais econômico para o consumidor e apresenta uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte;
- Reforma-se em média duas vezes, gerando três vidas para a carcaça;
- Permitindo a maximização do retorno sobre investimento em pneus.
- Em 2019 o setor de transporte de carga e passageiro, economizou reformando pneus o valor em torno de R$ 7 bilhões
- A reforma do pneu é Ecologicamente Correta, sendo que emprega apenas 20% do material utilizado na produção de um pneu novo, proporcionando a mesma durabilidade original e postergando a destinação final da carcaça reduzindo os impactos ambientais
- Não é uma atividade poluidora e seus resíduos sólidos são reciclados por outras atividades.
A reforma de pneus e a economia
Próximo de dois terços dos pneus de caminhões ou ônibus que circulam pelo país são reformados:
- Proporciona uma economia ao setor de transportes no Brasil em média de 7 bilhões de reais/ano.
A reforma de pneus e o meio ambiente
O pneu reformado gasta muito menos recursos naturais que um pneu novo.
Acompanhe a quantidade de litros de petróleo utilizada em cada um dos processos:
Nos últimos 10 anos a Reformade Pneu produziu:
- 80 milhões de reformas de pneus de Comerciais.
- 52 milhões de reforma de pneus de automóveis.
Isso significa que economizamos em 10 anos
5 bilhões de litros de petróleo.
Gás Efeito Estufa (CO2) não Emitido pela Reforma de Pneus na Redução de Uso de Petróleo
Considerando que 159 litros = 1 barril e cada barril emite 850 quilos de CO2 (FONTE ABNT/ABR) e temos 5 bilhões de litros de economia de petróleo por 10 anos.
Resulta que, em dez anos, evitamos a emissão de 26 milhões toneladas de CO2.
(Fonte Petrobras, ABNT e ABR)
A reforma de pneus e o emprego
Geração de mais de 300 mil empregos diretos e indiretos, em cerca de 5 mil companhias, sendo a maioria Microempresas e empresas de pequeno porte.
- Unidades Reformadoras
- Vendedores
- Borracharias
- Fornecedores de matéria-prima e de máquinas e equipamentos.
Os números da reforma de pneus
Faturamento do setor: R$ 5 bilhões/ano considerando as unidades Reformadoras de pneus, os Fabricantes de Matéria-Prima, de Máquinas e Equipamentos;
Arrecadação de 1 bilhão em impostos (300 milhões/ano) de PIS e COFINS; R$ 500 milhões/ano de ICMS e R$ 200 milhões/ano de INSS).
Geração de Negócios no setor
O mercado gera cerca R$ 5 bilhões/ano entre fabricantes de matéria-prima, fabricante de equipamentos e reformadores de pneus
Empresas:
- 1.384 unidades reformadoras;
- 25 unidades fabricantes de borracha do setor;
- 52 unidades fabricantes de máquinas e equipamentos do setor.
Produção de pneus reformados em 2022:
- Caminhão e ônibus: 13.500.000
- Automóvel: 7.500.000
- Agrícola, Fora de estrada e industrial: 465.000
- Aviões: número não fornecido.
2020/2021 – Dados não disponíveis decorrente da pandemia.
A reforma de pneus e a regulamentação no Brasil
Registro no Inmetro
O setor é regulamentado pela portaria Nº 433, de 15 de outubro de 2021,Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Reforma de Pneus.