Nosso corpo fala de diversas maneiras e diferentemente para cada situação. Seja em uma reunião de negócios, uma entrevista de emprego ou apresentação de projeto, a forma como o corpo se posiciona pode ser um grande aliado ou um enorme empecilho para que atinjamos nossos objetivos.
No dia a dia do nosso setor, saber mostrar ao nosso cliente os benefícios do nosso serviço é essencial, e a nossa postura corporal pode nos ajudar neste sentido. Por isso, separamos algumas dicas de especialistas, a fim de que saiba utilizar seu corpo para ser um notável vendedor no mundo dos negócios.
Para realizar uma boa venda, é importante identificar em seu cliente alguns sinais e como você deve se portar para concluir um bom negócio. Confira:
1 – Fique atento ao momento da abordagem
Se o seu cliente estiver olhando para os lados, significa que ele precisa de ajuda. Em caso de lojas, este é o melhor momento para uma abordagem.
2 – Saiba como cumprimentar
Mulheres devem ser cumprimentadas, preferencialmente, de frente. Já para os homens, tal posição significa desafio, portanto, para eles, a melhor abordagem é feita pela lateral, postura que, por sua vez, gera desconfiança nas mulheres.
3 – Crie empatia
Para criar diálogo e relação de confiança com o cliente, a recomendação é fazer o “espelhamento”, ou seja, imitar o comportamento do cliente de forma sutil. Por exemplo: se o cliente sentar, o vendedor pode se sentar também, para criar mais intimidade e deixá-lo mais à vontade. Essa atitude faz com que ele se sinta reconhecido no vendedor.
4 – Siga o modelo de voz do cliente
Siga o modelo de voz e a velocidade de fala de seu cliente: se ele falar rápido, o vendedor deverá falar rápido também; se falar devagar, desacelere. Depois, o vendedor pode alternar com o modelo que deseja, para conseguir liderar o jogo de falas e, assim, influenciá-lo.
5 – Faça uso do eco inteligente
Use a técnica do “eco inteligente”, que consiste na utilização de palavras idênticas às do cliente, seguindo a mesma ordem, mas acrescentando algumas opiniões pessoais logo em seguida. Mas é preciso tomar cuidado para não fazer as repetições de forma óbvia.
6 – Fique atento às pupilas
A pupila se dilata quando há interesse ou excitação. Então, o vendedor deve ficar atento à expressão do olhar do cliente. Em casos de estado de espírito zangado ou negativo, a pupila se contrai no chamado “olhar fulminante”.
7 – As pernas e os braços falam. Saiba identificar
Pernas afastadas ou descruzadas mostram atitudes abertas e dominantes, enquanto pernas e braços cruzados revelam o contrário: atitudes fechadas e inseguras. Um bom vendedor não deve contrair o corpo durante uma apresentação ou uma venda, e também deve prestar atenção à postura do cliente.
8 – Quebre a barreira
Fazer com que a pessoa descruze as pernas e braços facilita a aceitação de sua ideia. Uma boa ideia é oferecer um café ou uma água para o cliente, pois, assim, com um copo na mão, será induzido a ficar em posição menos defensiva.
9 – Abuse do sorriso
Quando você sorri para outra pessoa, ela quase sempre lhe retribui o sorriso. Devido à lei de causa e efeito, essa troca gera sentimentos positivos recíprocos. Durante uma venda, o vendedor nunca deve deixar de sorrir, pois tal estratégia estreita o relacionamento com o cliente.
10 – Use do sorriso sincero
Os sorrisos mais sinceros são aqueles que criam “pés-de-galinha” ao redor dos olhos. Levantamento e marcação das bochechas é outro sinal de sorriso verdadeiro. Fique atento, tanto para saber os reais sentimentos dos clientes como para não demonstrar falsidade.
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