NOTÍCIAS - Especial



Abril Marrom é o mês de combate a cegueira

Apesar de boa parte das doenças visuais serem preveníveis e tratáveis, o número de deficientes deve aumentar devido a maus hábitos de saúde e doenças crônicas


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas, no entanto, a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que ainda estima um aumento significativo da cegueira e dos problemas de visão, até 2020, em função de fatores ligados aos hábitos cotidianos e doenças crônicas.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual. Ao redor do mundo, são cerca de 40 a 45 milhões de pessoas cegas e outros 135 milhões com limitações severas de visão, segundo a OMS. “A maioria desses casos poderia ter sido evitada se houvesse mais efetividade na prevenção e no tratamento. Uma rotina de visitas ao oftalmologista é fundamental para melhorar as condições de saúde ocular das pessoas no país”, explica Dr. André Gomes, médico oftalmologista e integrante do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

 

Por isso a conscientização é tão importante e o Abril Marrom, desde 2016, é dedicado a geração de conhecimento e engajamento sobre a saúde ocular. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A íris é aquela parte mais visível e colorida dos olhos e tem como função controlar os níveis de luz que entra neles.

 

Três fatores são decisivos para a manutenção da saúde ocular: estilo de vida equilibrado, diagnóstico precoce e tratamento adequado. “Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas ajudam na preservação da saúde global do indivíduo, com ganhos importantes também na saúde ocular. Já no quesito prevenção, visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de garantir um diagnóstico antecipado e o tratamento correto, que são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida”, afirma o especialista.

Entre as principais causas da cegueira em adultos estão a Catarata, o Glaucoma, o Edema Macular Diabético (EMD) e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

 

A Catarata é uma lesão ocular que atinge a lente atrás da íris, conhecida como cristalino, tornando-a opaca, o que impede a passagem de luz e compromete a visão. “A princípio, o paciente tem a sensação de visão embaçada, como uma névoa. Com a progressão da doença, passa a enxergar vultos, podendo evoluir para cegueira”, aponta Dr. André Gomes. Sua principal causa é o envelhecimento e o tratamento é cirúrgico, com reversão total ou parcial do problema.

 

Já o Glaucoma tem origem no dano ao nervo óptico, com lesão irreversível das fibras nervosas que leva a perda da visão. O problema pode ser causado devido ao aumento da pressão ocular ou pela alteração do fluxo sanguíneo no nervo óptico. “Como o glaucoma é assintomático em sua fase inicial, a maneira mais efetiva de evitar agravamento é por meio da realização de exames periódicos. Isso porque quando as alterações de visão aparecem, costuma ser tarde demais”, diz Dr.

 

O Edema Macular Diabético (EMD) tem como característica o acúmulo de líquido na região central da retina, devido ao aumento a longo prazo dos níveis de açúcar no sangue, ocasionando a perda de acuidade visual de forma progressiva. “O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes, o que se traduz em quase 14 milhões de pessoas mais suscetíveis ao risco de desenvolver o Edema Macular Diabético, que é uma complicação bastante comum do diabetes descontrolado e deve ser acompanhado de perto”, reforça o especialista.

 

No caso da Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), ocorre a deterioração da mácula (região central da retina) devido ao envelhecimento e fatores predisponentes. A enfermidade causa diminuição da visão com a presença de mancha central no campo de leitura. “Apesar da doença estar diretamente relacionada ao envelhecimento, pacientes que ao longo da vida se expuseram a grande quantidade de radiação solar, que levam uma dieta rica em gordura e são tabagistas também estão suscetíveis a alteração”, comenta Dr. André Gomes.



Mercado

Tires & Rubber 2019 acontece em Moscou

Mercado russo de pneus tem crescimento acima da média em virtude de investimento do governo

Especial

Abril Marrom é o mês de combate a cegueira

Apesar de boa parte das doenças visuais serem preveníveis e tratáveis, o número de deficientes deve aumentar devido a maus hábitos de saúde e doenças crônicas

Dicas

Dez dicas de linguagem corporal para vender mais

Saiba como fazer da linguagem postural de seu corpo um valioso instrumento para se dar bem nos negócios, observando as dicas para efetivar uma boa venda.

Dicas

Calibrar o pneu corretamente é coisa séria!

Conheça os riscos que a má calibragem do pneu pode oferecer ao produto e a sua segurança!

Especial

Inovação é a chave para a sobrevivência

Em um mundo em constante mudança, buscar continuamente a inovação é fator determinante para o sucesso de empresas e pessoas.

Mercado

Setores de logística e transporte estão preparados para os novos desafios

Tudo sobre a 25ª edição da Intermodal, principal feira do setor de Logística da América do Sul.

Dicas

Dez dicas para cuidar bem de seus pneus

Saiba como agir para que seu pneu dure mais e lhe proporcione total segurança

Mercado

Tyre Technology Expo se encerra com recorde de público e novidades

Principal evento de pneus da Europa aconteceu na Alemanha de 5 a 7 de março

Especial

ABR apoia livro sobre Direção Segura

Projeto Sobrevivência no Trânsito traz dicas para direção mais segura e econômica

Mercado

Bimestre apresenta números positivos na venda de veículos

De janeiro a fevereiro, vendas de caminhões crescem 47,6%, de ônibus 28,3%, e automóveis e comerciais leves, 15%

Mercado

Intermodal acontece de 19 a 21 de março

Evento reconhecido como o principal das Américas em logística, transporte de cargas e comércio exterior será realizado na São Paulo Expo.

Mercado

ABR participa de Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Encontro é importante ponto de discussão para políticas públicas voltadas às pequenas e médias empresas.

Mercado

Tyre Technology Expo abre as portas na Alemanha

Principal evento de pneus da Europa entra em sua 19ª edição apresentando novas tecnologias para o setor.

Dicas

Cuidados com os pneus para a viagem de Carnaval

Saiba o que conferir antes de cair na estrada para curtir a folia de momo.

Especial

Ergonomia nos postos de trabalho melhora eficiência

Postos de trabalho ergonômicos são essenciais para melhoria da produtividade e para a saúde do trabalhador.

Curiosidade

Pneu vai muito além da borracha

Saiba quais são as partes que compõem um pneu e do que são fabricadas.

Mercado

A importância do compliance para as organizações

Empresas criam seus Códigos de Conduta para liderar um novo momento no País e no ambiente corporativo

Especial

Sucessão familiar

Muito comum na indústria da reforma, a passagem de bastão de uma geração a outra tem que ser feita com cautela.

Mercado

A importância do setor de reforma de pneus

Entenda porque o setor de reforma é tão importante para a economia, o segmento de transporte e para o meio ambiente.

Mercado

Principais feiras do setor de logística e transporte

Fique por dentro dos eventos mais importantes do mercado em 2019 e programe-se.

Curiosidade

Carros autônomos e com pneus autoinfláveis

Pesquisa de fabricante de pneu aponta o desejo dos consumidores americanos para o carro do futuro.

Notícias

Negócio da China

Feira chinesa bate recorde de público e se credencia como uma das maiores e mais importantes feiras do setor automotivo do mundo.

Mercado

Programa de subsídio ao diesel custou R$ 4,8 bi

Valor ficou abaixo dos R$ 9,5 bilhões previstos no orçamento para subsidiar o diesel. Medida foi adotada para finalizar greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio.

Dicas

Férias! Vai viajar? Fique atento aos pneus!

Conferir a pressão, calibrar e realizar o rodízio, balanceamento e alinhamento garantem maior segurança aos motoristas e passageiros.

Mercado

Programa Rota 2030 é sancionado

Nova lei estimula a geração de inovação, por meio da pesquisa e desenvolvimento (P&D), a continuidade da melhoria da sustentabilidade veicular, a evolução da segurança e o aumento da competitividade da indústria automobilística brasileira

Especial

Coquetel de Confraternização 2018 

No dia 13 de dezembro, ABR, ARESP, ARVIP e ASSOBAN realizaram o tradicional coquetel de Final de Ano.

Especial

Pneushow 2018

Principal feira do setor de pneus no Brasil apresenta bons números e empresas expositoras elogiam organização e público presente no evento

Especial

Segurança em foco!

Aumento de roubo de cargas no País precisa de um basta. Conheça mais sobre este problema que afronta o Brasil

Mercado

Pós-venda

Pesquisar assistência técnica é essencial ao comprar equipamentos. Saiba como fazer isso e como as empresas estão preparadas para prestar um pós venda de qualidade para seus clientes











SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus