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Como liderar em momentos de crise

Saiba como liderar em momentos de tensão para manter seus negócios nos eixos


Momentos de crise são algo inerente aos negócios. Seja por motivos externos, ou por imprevistos, ou mesmo por conjunturas econômicas, como a que vivemos agora, sempre haverá períodos de maior complexidade.

 

E, muitas vezes, nesta hora, o líder da empresa, dono do negócio, acaba se perdendo em sua liderança e agrava ainda mais as situações de dificuldades.

 

Mas há fatores que ajudam os líderes a responderem aos desafios e trazerem maturidade e perspicácia para enfrentarem a próxima tempestade. Confira:

 

Não permita que suas emoções o controlem

 

Em tempos de crise, os líderes, invariavelmente, se encontram no meio de uma atmosfera estressante e tensa. Há enormes pressões mentais, físicas e psicológicas que podem levá-los a ficar agitados ou até a gritarem com as pessoas ao seu redor. Pode parecer que desistir é o caminho mais fácil.

 

Em vez disso, pare e perceba que você tem muito mais controle do que pensa. Agora é a hora de tomar as rédeas de seus pensamentos, emoções e da maneira como você lida com os problemas.

 

Quando nada mais parece funcionar, tente dormir bem à noite e começar de novo no dia seguinte. Permitir que as emoções atrapalhem os seus julgamentos pode fazer com que seus liderados percam a fé em suas habilidades e interpretem sua postura como perda de controle.

 

Permaneça positivo para permanecer produtivo

 

Positividade é o combustível para a produtividade. Quando as pilhas estão fracas, você pode optar por ficar preso em toda a negatividade que o rodeia, ou por fazer algo positivo.  Há sempre uma escolha. E,  certamente,] o mais   aconselhável  é  a segunda opção!

 

Seus subordinados estão sempre buscando orientação e observando seu comportamento, atributos e preparação geral para enfrentar situações difíceis. Durante os momentos que exigem mais esforço, exiba uma atitude positiva e trabalhe em um plano de ação que tenha a  finalidade de  manter sua equipe inspirada e produtiva.

 

Líderes que debatem com suas equipes em situações críticas têm a capacidade de transformar potenciais reclamantes em solucionadores de problemas, influenciando positivamente a produtividade da equipe. Agindo de maneira positiva, você criará um ambiente muito mais propício ao sucesso e ao crescimento.

 

Gerencie Expectativas

 

Quando a crise atinge, as pessoas querem superá-la o mais rápido possível. Como líder, este é o momento de enfrentar a situação e entender a extensão do problema. Claro que você não deve ser alarmista, mas precisa ser capaz de transmitir a seriedade e o impacto potencial da crise para aqueles que são afetados. Seja realista. Deixe seus colegas de trabalho saberem que pode demorar um pouco até que a tempestade passe e prepare-os para a longa e dura batalha que têm pela frente.

 

Lembre-se: não é algo pessoal

 

Bons líderes não levam os problemas para o lado pessoal. O fracasso é uma parte da vida. Nem toda estratégia ou decisão que você toma produzirá resultados favoráveis.

 

Como líder, você acerta em não levar as coisas para o lado pessoal e nem deve  se sentir rejeitado, quando as coisas não saírem da forma que imaginava. Lembre-se do Princípio de Pareto (mais conhecido como a regra 80/20). Você realmente não tem muito controle sobre qual lado da equação os resultados de suas decisões acabarão tomando.

 

Quanto mais você  tomar as coisas para o lado pessoal, mais difícil será manter a compostura, além de obscurecer seu pensamento e percepção, alterando sua capacidade de tomar decisão.

 

Exercite seu destemor

 

O medo é contagioso. Se o seu comportamento cheirar a medo, seus colegas de trabalho podem se sentir assustados. Você não pode se dar ao luxo de se projetar como alguém que não tem certeza de sua capacidade de liderar ou de ter pouca confiança.

 

Algo que  ajuda muito em tempos como esses, é perguntar a si mesmo: “O que de pior  poderia acontecer?” Isso permitirá que você enfrente a realidade da situação e o ajude a planejar com antecedência. Faça isso sempre, e seus temores acabarão por dar lugar à confiança. Não se surpreenda, se você começar a procurar a próxima crise para aparecer!

 

Boa liderança é frequentemente sinônimo de águas calmas. No entanto, são os tempos difíceis que separam os líderes medíocres dos que são realmente bons. Durante os momentos de crise é que  sua capacidade de liderança se põe à prova verdadeiramente. Por isso, esteja sempre pronto para as águas turbulentas e as tempestades!



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