NOTÍCIAS - Dicas



Dicas para ser mais produtivo no trabalho

Conheça alguns hábitos que podem ser mudados em seu dia a dia para se tornar mais produtivo em sua empresa.


O mundo anda cada dia mais corrido! E, muitas vezes, darmos conta de tudo o que os negócios nos solicitam pode parecer impossível!

 

Mas, se  repararmos bem, há vários hábitos que podemos mudar para sermos mais produtivos em nosso dia a dia de trabalho! Acompanhe:

 

Limite o seu uso da internet

Segundo a pesquisa “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, o Brasil está entre os três países do mundo cuja população passa, em média, mais de nove horas do dia navegando na Internet. Segundo outra pesquisa realizada recentemente, cerca de 60% das pessoas indicaram que passam muito tempo navegando em sites não relacionados ao trabalho, todos os dias, enquanto estão no horário da empresa. Que tal, então, limitar o seu uso na internet? E não só no trabalho, em casa também! Você vai ver como sobrará mais tempo em sua vida!

 

Otimize e-mails e reuniões

Na mesma pesquisa, os participantes também afirmaram que classificar e responder a e-mails de trabalho pode levar até 20% de seu tempo, enquanto 47% dizem que participar de muitas reuniões é que ocupa a maior parte do tempo.

 

Mas como resolver isso? Não se pode simplesmente deixar de responder e-mails ou faltar às reuniões na empresa. Então, a fim de ser mais produtivo, é fundamental fazer um  uso mais racional de ambos! Quer um exemplo? Ao delegar um assunto para alguém de sua equipe, não peça para lhe copiar em todos os e-mails sobre o assunto, mas somente quando você realmente precisar ser acionado. Só isso já vai diminuir, e muito, a quantidade de e-mails em sua caixa de entrada! Além disso, seja rápido, claro e conciso em seus textos de e-mail, mas tomando o cuidado de passar a mensagem total na primeira vez. Com isso, não precisará trocar mais uma série de e-mails para explicar aquilo que poderia ter esclarecido logo de início.

 

As reuniões são uma das maiores sugadoras de tempo, mas, de alguma forma, continuamos a fazê-las, atendê-las e, inevitavelmente, reclamar sobre elas. Pesquisas avaliam que o trabalhador de escritório médio gasta mais de 31 horas por mês em reuniões improdutivas. Por isso, antes de programar sua próxima reunião, pergunte-se se não pode realizar os mesmos objetivos ou tarefas por e-mail, telefone ou em uma reunião via web.

 

Agora, se você precisa realmente fazer reuniões, há algumas evidências de que as  permanentes são mais eficientes do que as esporádicas. Isso porque todos já estão bem familiarizados com o tema que será tratado, e o foco será mais concentrado em um único tema. Reuniões esporádicas acabam sendo muito abertas, e a tendência é que nela se trate de muitos assuntos, sem levar nenhum ao fim.

 

Repense seus deslocamentos 

De acordo com uma pesquisa da Gallup, o trabalhador médio passa 46 minutos indo e voltando do trabalho. Não é de admirar que as pessoas que vivem mais perto do trabalho tenham substancialmente mais felicidade. A solução mais fácil para isso seria aproximar-se do trabalho, porém, se não for possível, veja se você pode mudar os horários de deslocamento e de trabalho para evitar períodos de pico de tráfego. Muitas empresas permitem o home-office, o que também é uma ótima opção, desde que você não desperdice tempo com outras coisas em casa.

 

Faça o entretenimento algo enriquecedor

Claro que todo mundo curte assistir a uma série, a um programa sobre um assunto que curte, e isso faz parte da nossa cultura contemporânea. Mas precisamos sempre nos perguntar se a televisão não está sugando nosso tempo. Gosta de uma série? Reserve uma horinha para ver um capítulo por dia e não entre nessas maratonas malucas até a madrugada, atrapalhando o seu sono e evitando que seja mais produtivo! Além disso, opte por programas e filmes que possam agregar algo a sua vida cotidiana, além da pura e simples diversão.

 

Cuidado com as mídias sociais

Mesmo depois de termos nos abastecido de horas de televisão, vêm as benditas redes sociais. Há uma mudança inegável em nossa cultura, e todos nós precisamos de uma vida social on-line… Mas qual o limite? De acordo com a pesquisa “2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite, já citada, o Brasil é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera três horas e meia.

Avalie quanto tempo você gasta nessas plataformas de mídia social e quanto valor ele realmente agrega ao seu dia.

 

Aproveite todas as brechas de tempo

Vai ter que ficar esperando uma consulta, ou deixou o carro para lavar? Leve algo de útil para fazer nesse tempo de espera e não fique simplesmente navegando a esmo nas redes sociais. Coloque em dia a leitura de um relatório, ou de um livro sobre um assunto que o agrada!

 

Tenha rotina

Ter rotina e cronograma é um dos principais fatores que nos ajudam a sermos mais produtivos. Quando você define espaços precisos para todas as suas atividades e cumpre à risca aquilo que se propôs a fazer, o tempo acaba sendo mais bem utilizado!

 

Aprenda a dizer não 

É fácil dizer “sim”. Todos querem ser úteis. Mas que tal dizer “não” em vez disso? Às vezes, por mais que você queira, não pode se dar ao luxo de assumir a tarefa de outra pessoa. Seja claro ao recusar tarefas ou convites e priorize aquilo que é mais importante para você.

 

Delegue mais

Existe alguma coisa que você está fazendo que possa delegar à outra pessoa? Frequentemente, fazemos coisas que não precisamos por puro hábito ou necessidade de controle, quando, na verdade, outra pessoa também poderia fazê-lo. Desapegue! E você ganhará algum espaço em sua agenda.

 

Estipule prazos

Dê a si mesmo prazos razoáveis ​​para concluir cada uma de suas tarefas. É fácil perder a noção de quanto tempo você está fazendo alguma atividade e, se não se estipular um prazo, é bem possível que passará mais tempo do que o necessário. Use os limites de tempo para maximizar sua eficiência.

 



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus