NOTÍCIAS - Dicas



Entenda o que é índice de velocidade de pneu

Saiba o que é e porque é tão importante respeitá-lo


O índice de velocidade de pneu indica a velocidade máxima que um automóvel pode atingir com segurança, utilizando aquele determinado pneu.

 

Para determinar essa medida, as fabricantes consideram situações extremas: pressão e índice de carga máximos.

 

A representação visual do índice é feita por diversas letras: G, L, M, P, Y e outras. Cada código se refere a uma velocidade suportada pelo pneu. Quando o último dígito do código de especificações for a letra V, quer dizer que os pneus suportam uma velocidade de até 240 km/h com a carga máxima (exemplo: 195/55 R 16 87V).

 

Tabela de Índice de Velocidade:

 

 

 

Quando trocar os pneus por conta do índice?

 

É muito comum ver motoristas alterarem as características originais de seus carros, seja por estética ou para torná-los mais potentes. Em algumas situações, na intenção de dar uma cara mais esportiva, os pneus também são trocados. Já em outras, eles são deixados de lado, o que pode ser muito perigoso.

 

É o caso de um motorista que possui um carro cuja velocidade máxima é de 180 km/h, e resolve torná-lo mais potente. Os pneus originais que equipam esse carro possuem índice de velocidade de pneu condizente com a capacidade original do automóvel, por exemplo, índice U. Isso quer dizer que, com a carga máxima suportada, esses pneus conseguem atingir até 200 km/h de forma segura.

 

O resultado do aumento na potência do veículo também é um aumento de velocidade. Com as alterações, esse mesmo veículo passa a atingir a velocidade de 250 km/h, acima do que é suportado pelos pneus, de acordo com o índice. Isso significa que, dentre as melhorias, os pneus também devem ser trocados para um modelo com índice W ou Y, como vimos na tabela.

 

Os pneus são parte fundamental para o funcionamento seguro e eficiente de um automóvel. Eles podem parecer simples, mas se compõem de diversas particularidades que os tornam peças que merecem bastante atenção.

 



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus