NOTÍCIAS - Dicas



Entenda o que é índice de velocidade de pneu

Saiba o que é e porque é tão importante respeitá-lo


O índice de velocidade de pneu indica a velocidade máxima que um automóvel pode atingir com segurança, utilizando aquele determinado pneu.

 

Para determinar essa medida, as fabricantes consideram situações extremas: pressão e índice de carga máximos.

 

A representação visual do índice é feita por diversas letras: G, L, M, P, Y e outras. Cada código se refere a uma velocidade suportada pelo pneu. Quando o último dígito do código de especificações for a letra V, quer dizer que os pneus suportam uma velocidade de até 240 km/h com a carga máxima (exemplo: 195/55 R 16 87V).

 

Tabela de Índice de Velocidade:

 

 

 

Quando trocar os pneus por conta do índice?

 

É muito comum ver motoristas alterarem as características originais de seus carros, seja por estética ou para torná-los mais potentes. Em algumas situações, na intenção de dar uma cara mais esportiva, os pneus também são trocados. Já em outras, eles são deixados de lado, o que pode ser muito perigoso.

 

É o caso de um motorista que possui um carro cuja velocidade máxima é de 180 km/h, e resolve torná-lo mais potente. Os pneus originais que equipam esse carro possuem índice de velocidade de pneu condizente com a capacidade original do automóvel, por exemplo, índice U. Isso quer dizer que, com a carga máxima suportada, esses pneus conseguem atingir até 200 km/h de forma segura.

 

O resultado do aumento na potência do veículo também é um aumento de velocidade. Com as alterações, esse mesmo veículo passa a atingir a velocidade de 250 km/h, acima do que é suportado pelos pneus, de acordo com o índice. Isso significa que, dentre as melhorias, os pneus também devem ser trocados para um modelo com índice W ou Y, como vimos na tabela.

 

Os pneus são parte fundamental para o funcionamento seguro e eficiente de um automóvel. Eles podem parecer simples, mas se compõem de diversas particularidades que os tornam peças que merecem bastante atenção.

 



Acontece

Recuperação em Investimentos

Mercado

CNT realiza quarta rodada de pesquisa no transporte

Especial

Representando o setor

Mercado

Setor de transporte tem pequena melhora em maio de 2020


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus