NOTÍCIAS - Dicas



Férias! Vai viajar? Fique atento aos pneus!

Conferir a pressão, calibrar e realizar o rodízio, balanceamento e alinhamento garantem maior segurança aos motoristas e passageiros.


Janeiro! Mês de férias, de praia, de campo e de viajar! E, quando pensamos em viagem, não podemos  nos esquecer de dar aquela revisada geral no carro e nos pneus em particular. Único ponto de contato entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo, assim, maior segurança ao motorista e aos passageiros.

 

Por isso, é essencial que o motorista esteja sempre atento à calibragem do pneu, um item essencial tanto para a boa condição de rodagem como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível.

 

Na verdade, os pneus devem ter a atenção do motorista, não somente no período de férias, mas sempre. Segundo especialistas é necessário realizar uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo, que deve ser verificada com os pneus frios (em um posto não mais do que 2 km da casa do consumidor). É importante ainda não se esquecer de verificar a pressão do estepe (que deve ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi acima dos demais).

 

O alinhamento e o balanceamento também devem ser verificados. Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Juntamente com a calibragem, esses itens são fundamentais para a utilização segura e econômica dos pneus.

 

Outro item essencial é o rodízio dos pneus – inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e  garantir uma vida longa e uniforme a eles. O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo ou a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais.



Acontece

Demanda por transporte rodoviário de cargas no Brasil tem melhora semanal

Acontece

PIB do transporte cai 2,4% no primeiro trimestre de 2020

Acontece

Unique doa ambulância para São Leopoldo

Mercado

Roubos de carga diminuem 17% em 2019


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus