NOTÍCIAS - Especial



Inovação é a chave para a sobrevivência

Em um mundo em constante mudança, buscar continuamente a inovação é fator determinante para o sucesso de empresas e pessoas.


Você já imaginou como seria um pneu que se adaptasse sozinho às condições da pista? Ou um sistema que permitisse que eliminássemos totalmente as filas dos supermercados? Por mais que a humanidade caminhe, e ela vem caminhando a passos cada vez mais rápidos, há sempre algo para inovarmos e uma diferente solução para determinado problema. Por isso, a inovação é tão importante nas empresas e também na vida!

Em tempo de inovação constante, não inovar ou ignorar algo novo que começa a surgir pode levar empresas e pessoas à ruína. O caso mais emblemático dessa afirmação se deu com a Kodak, empresa que, por décadas, foi sinônimo de fotografia. Com a evolução e domínio de mercado das câmeras digitais, a empresa, que sempre se caracterizou pela produção dos melhores filmes do mercado fotográfico, entrou em concordata em 2012, exatamente por não se reinventar.

O mais curioso é que foi a própria Kodak a primeira empresa a criar a câmera digital, mas, naquela época, a maioria de seus lucros vinha das vendas de produtos químicos utilizados nos filmes, e eles tiveram medo de investir em algo novo, porque achavam que aquilo podia prejudicar  seu negócio tradicional. “Quando eles perceberam, o mercado digital tinha chegado para ficar, ultrapassando o filme, e todos os concorrentes da Kodak tinham câmeras digitais muito superiores. As câmeras Kodak nunca foram boas, e a empresa perdeu a reputação conquistada com o ‘momento Kodak’”, disse Olivier Laurent, editor de notícias do British Journal of Photography. Resumindo, a Kodak foi vítima de seu próprio sucesso!

E histórias como esta não faltam no mundo dos negócios. Afinal, entrar em uma zona de conforto e achar que aquilo que o levou ao sucesso até aquele momento é garantia de perenidade é um erro muito comum a se cometer. É o que destaca Martha Terenzzo, professora de inovação, contexto criativo, storetelling e design estratégico no MBA e na Pós-graduação da ESPM, e proprietária da Inova 360o. “As empresas que não se reinventam ficam obsoletas. É essencial que todas as empresas revisem suas formas de atuar e busquem outros modelos de negócio. Por exemplo, por que não foi a Blockbuster — que faliu — a responsável pelo sistema de streaming ou on demand na TV? Por que foi a Netflix, que inicialmente também vendia e entregava DVDs? Por que não foi a MTV que inventou o Spotify? Vejo que tudo já está aí em termos de necessidades, mas algumas empresas não enxergam que podem ofertar novos modelos, e se prendem aos velhos padrões de pensamento de seu negócio e, assim, ficam obsoletas”, revela.

Por esse motivo, desde a década de 1990, muitas empresas investem em inovação, criando, inclusive, áreas responsáveis por pensarem exclusivamente em novos processos, produtos e serviços. Aqui é importante fazermos uma ressalva. Apesar de comumente associarmos inovação à tecnologia, ela não é só isso. Criar um novo fluxo de trabalho, uma nova forma de se fazer um processo, ou até mesmo um novo trajeto para se chegar a um local, pode ser, sim, um modo de inovação. A inovação pode estar em qualquer setor e independe da tecnologia. Gary Hamel, estrategista e especialista no tema, define: “Inovação é um processo estratégico de reinvenção contínua do próprio negócio e da criação de novos conceitos de negócios”.

No mundo existem infinitos problemas e inúmeras soluções, e só consegue implantar a inovação quem detecta oportunidades e implementa as melhores soluções para resolver os problemas com eficiência e preço justo a esse grupo de pessoas. E é o que as empresas vêm buscando a cada dia.

O mercado de reforma pode parecer pouco aberto para novas ideias, mas lembre-se de que há sempre oportunidades de melhoria e mudança em todos os tipos de negócios. Novas máquinas, novos materiais, novos processos, novas formas de comercialização, enfim, há um mundo de possibilidades à espera de serem descobertas por sua empresa! Pense nisso!



Especial

Cuidados com carros no inverno precisam ser redobrados

Mercado

CNT divulga Pesquisa de Impacto nos transportes

Pneushow é adiada para março de 2021

Acontece

ABR participa de ação de testagem no Mato Grosso


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus