NOTÍCIAS - Dicas



Networking: fazer bons relacionamentos é essencial para seus negócios

Como ampliar seus contatos e por que isso é tão importante para o desenvolvimento de seu negócio.


Existe uma célebre afirmação: “Não é o que você sabe, é quem você conhece…” Se, à primeira vista, a frase pode parecer politicamente incorreta e contra os princípios da meritocracia, se olharmos com um pouco mais de atenção para o que a sentença representa, veremos que, sim, ela é uma grande verdade. Afinal, ter os contatos certos, nos lugares certos, pode significar um considerável auxílio no mundo dos negócios.

E não há nada de errado nisso…  Muito pelo contrário!

Isso porque, saber estabelecer uma rede de contatos, ou o networking, como chamamos no mundo corporativo, é algo que também prescinde de trabalho, esforço e conhecimento.

De fato, o networking vai muito além das relações profissionais e comerciais. Ter uma rede de contatos é estar pronto para ajudar e ser ajudado, é ter expectativas em relação aos outros e lidar com as expectativas que eles têm em relação a nós.

Fazer networking não é se insinuar nem tentar obter vantagens sem dar nada em troca. Não é assim que se desenvolvem relacionamentos em que todos  se sintam felizes e realizados. Fazer networking é, acima de tudo, saber trocar, conectar e compartilhar!

Profissionais que têm uma rede de contatos eficiente chegam mais facilmente aos tomadores de decisão e têm a vantagem adicional de obterem mais recomendações e introduções pessoais, que são sempre muito úteis para o desenvolvimento de oportunidades de negócios, tanto para quem quer crescer na carreira como para quem pretende se tornar um empreendedor.

É o que explica Diane Darling, consultora chefe da Effective Networking, empresa especializada em seminários e palestras sobre o tema.

“Ter uma rede de relacionamento significa estar rodeado de pessoas que nos desejam sucesso, saúde e segurança, tanto na vida pessoal como na profissional. Pessoas que estejam sempre dispostas a nos ajudar, a compartilhar ideias, a reconhecer nossos esforços e, quando apropriado, nos ajudar a voar mais alto. Fazer networking é construir relacionamentos antes de precisar deles. Quando surgir a necessidade, eles estarão lá, dispostos a nos ajudar. Networking não é uma técnica de marketing ou de vendas, tampouco um modo de conseguir emprego ou patrocínio para algum projeto. Na verdade, é reunião dessas atividades inter-relacionadas que funcionam muito melhor juntas do que separadas”, ensina.

Passos para montar sua rede de contatos

 

Se você está decidido a levar a sério o networking, o primeiro passo é realizar um inventário de seus contatos, de modo a estabelecer prioridades que levem a um aumento da rede de relacionamentos. E é claro, estar atento às oportunidades que lhe permitam entrar em contato com uma gama maior de pessoas que possibilitem aumentar a sua rede.

Participar de congressos, eventos de sua área e também de áreas afins é uma forma interessante de entrar em contato com diferentes tipos de pessoas e, com isso, ir fazendo um networking eficiente. Considere que todos os tipos de profissionais fora da comunidade de negócios também podem ser contatos de rede muito úteis – por exemplo, palestrantes, educadores, conselheiros, etc.

Desenvolvendo seus planos de rede, pense além das pessoas que você normalmente vê em outros eventos de rede de negócios. Algumas das conexões mais importantes não são pessoas de negócios e, consequentemente, você precisa ser criativo para alcançá-las.

Porém, é essencial que você esteja totalmente preparado para esse momento. E é aí que entram algumas dicas essenciais, a fim de que possa montar e aumentar o seu networking.

Supere seus medos

Há muitas pessoas que passam mal só de se imaginar entrando em uma sala onde não conhece ninguém. E, se você também é um pouco assim, pense:  que motivos reais você tem para ficar apreensivo diante da ideia de falar com estranhos, seja em um evento social ou profissional? O grande segredo para superar esse medo é saber ser você mesmo e não querer passar uma imagem que não condiz com sua essência.

Há quem pense que para ser um bom networker é necessário ser uma pessoa expansiva e sociável, mas isso não é verdade. Existem pessoas tímidas que têm influentes  redes de contato, baseadas em sua autenticidade e credibilidade. Então, não há motivo para ter medo ou muito menos desculpa para não construir seu networking. Todos são capazes de fazê-lo.

Planeje seu networking

Ter uma rede de relacionamento é algo sério e deve ser tratado como um projeto. Por isso, fazer um planejamento de sua rede é fundamental. Comece listando as pessoas que conhece, desde familiares, até amigos, colegas de trabalho, pessoas que possuem mesmos interesses que você, e assim por diante. Veja como essas pessoas se conectam e pense maneiras de aumentar a sua rede de contato, partindo dessas pessoas com as quais já mantém um bom relacionamento.

Se estiver distante de algumas pessoas dessa lista, pense em maneiras inteligentes e criativas de se reaproximar.

Saiba quem é quem e realmente se interesse pelos outros

Pessoas excessivamente autocentradas não sabem fazer networking. Estão tão preocupadas em falar sobre si mesmo que não sabem ouvir o que o outro tem a falar e, ao não se dispor a conhecer o outro e as suas reais necessidades, muitas vezes, perdem inúmeras oportunidades.

Saiba quem são as pessoas com quem se relaciona. Seus projetos, objetivos, sonhos e necessidades. Conhecendo quem faz parte de sua rede, você pode ajudar a unir pessoas que conhece e que podem se ajudar mutuamente. Agindo assim é que você passa a ser visto como uma pessoa interessante e com quem muita gente quer se relacionar. Por isso, é mais importante a qualidade de sua rede do que a quantidade. De nada adianta ter uma rede enorme de relacionamento, se não tiver verdadeiro conhecimento sobre as pessoas que a compõem.

Ajude os outros

Pode ter certeza! Ter uma rede de relacionamentos somente para se beneficiar sem oferecer nada em troca o tornará aquela pessoa mal vista entre todos! Sabe aquele que só o procura quando precisa de algo e, quando você pede ajuda, nunca tem tempo ou disposição? Pois é, não seja essa pessoa!

Dar antes de receber e priorizar ajudar os outros é a melhor forma de ter retorno, quando precisar. Você pode pensar nisso quase que um “Karma nos negócios,” como você preferir chamar. Mas a verdade é que as boas ações tendem a produzir efeitos positivos. Quem sempre está disposto a ajudar geralmente é lembrado e, não raro, recompensado. Afinal, ser uma pessoa que ajuda os outros constrói reputação e confiança. E nada melhor que essas referências para ajudá-lo a ser um elo fundamental em uma rede de relacionamentos.

Seja criativo e construtivo em como você vê os outros e como você pode ajudá-los. Ser defensivo e fazer suposições tende a limitar opções e crescimento. Por exemplo, tente ver seus concorrentes também como aliados potenciais e nunca como inimigos. Há uma fina linha divisória entre os dois comportamentos, e posicionar muitas pessoas ou empresas no campo concorrente pode tornar a vida desnecessariamente difícil. Se você se der a oportunidade de conversar com seus concorrentes, se surpreenderá com as oportunidades de trabalhos e ações que, muitas vezes, podem desenvolver em conjunto. Isso pode ocorrer em áreas (serviço, território, setor, aplicação, etc.) ou serviços em que vocês não competem. E até mesmo em áreas nas quais vocês competem pode haver sinergia. Isto é particularmente relevante para as pequenas empresas, por exemplo, que podem formar alianças estratégicas com concorrentes para oferecer uma oferta conjunta para um mercado e competir por contratos maiores.

Procure grupos e conexões relevantes

Saber identificar e segmentar grupos e conexões interessantes para seus objetivos e capacidades é essencial ao construir sua rede de contatos. A relevância de um grupo para sua rede pode se dar por vários fatores, como localização geográfica, setor social, agrupamento étnico, de gênero, idade, interesses em comum, entre tantos outros. E, mais do que saber encontrar os grupos certos, é fundamental que saiba como se comportar em cada uma dessas redes. Em uma rede cujo foco é algo mais pessoal, não fique oferecendo seus serviços e produtos profissionais, assim como não  “pega” bem convidar para um churrasco no sítio aquele grupo de intelectuais com quem se relaciona.

Cultive os seus relacionamentos

Ter uma lista enorme com nomes e contatos não significa ter uma network proveitosa. Essa lista só realmente tem valor se você constantemente se relaciona de forma verdadeira com essas pessoas.

Neste sentido, sempre que possível, aproveite oportunidades para estar com os contatos de sua rede e, como sabemos que muitas vezes isso não é possível, pela correria do dia a dia, use do e-mail, do whatsApp e do telefone para manter contato constante com todos.

Retorne sempre as mensagens e telefonemas que receber no prazo máximo de 48 horas e nunca deixe alguém que lhe pediu algo sem resposta, mesmo que não possa ajudá-lo.

Faça sempre a coisa certa e aja com integridade

Sua reputação e credibilidade são os seus bens mais valiosos, seja no plano pessoal ou profissional. Por isso, faça seu networking de forma ética e prudente.

Não use nome de outras pessoas para se aproximar de alguém que o interessa sem a permissão expressa para isso, e não use de subterfúgios ilícitos para conseguir falar com alguém. Não se venda como algo que você não é e não permaneça em um ambiente ou relacionamento no qual tenha que abrir mão de suas crenças e valores.

Lembre-se de que assim como uma rede pode ser a forma mais rápida de chegar a alguém que o interessa, pode ser também um meio eficiente para destruir reputações. Não corra nunca esse risco.

Muitas pessoas, ao longo da carreira profissional construíram  uma expressiva rede de relacionamento  e muitas das conquistas delas tiveram considerável  apoio desse networking que ajudou a abrir portas e chegar às pessoas certas. Se você quer crescer em sua carreira e, principalmente, empreender, saiba que um bom networking é um ponto essencial para  seu sucesso.

E ainda: seja um elo para a realização de muitos projetos, unindo pessoas e oportunidades. É assim uma verdadeira rede de relacionamentos: uma relação ganha-ganha que proporciona a todos o crescimento e o desenvolvimento profissional e pessoal.

Comece agora mesmo a incrementar seu networking. Tenho certeza de que, em breve, colherá inúmeros resultados.



Especial

Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas

Evento tem apoio da ABR e desconto para nossos associados

Mercado

Brasil terá safra recorde!

Informação é boa notícia para o setor de reforma de pneus

Dicas

Como liderar em momentos de crise

Saiba como liderar em momentos de tensão para manter seus negócios nos eixos

Mercado

PIB do transporte recua 0,3% no segundo trimestre de 2019

Setor tem a terceira queda consecutiva do PIB, mesmo com pequena alta do PIB do País.

Mercado

Sua empresa está preparada para a transformação digital?

Saiba como preparar a sua reformadora de pneus para a entrada na era digital.

Dicas

Descomplicando a vida do Reformador – Financiamentos

Quer investir em sua empresa? Conheça a diferença entre financiamento, empréstimo e leasing

Panorama

Fenatran 2019 abre credenciamento

Principal feira do segmento de transporte rodoviário acontece em outubro, em São Paulo.

Especial

Entenda a MP da Liberdade Econômica

Texto reduz burocracia e flexibiliza algumas regras trabalhistas.

A importância do setor de reforma para o agronegócio

A economia do setor agrícola com a utilização dos serviços de reforma de pneus gira em torno de R$ 7 bilhões ao ano.

Dicas

Dez características dos líderes de sucesso

Conheça as características dos líderes de sucesso e saiba como você pode moldar suas habilidades para ter ainda mais êxito em seus negócios.

Dicas

Sim! Trabalhar em casa é possível

Saiba como se organizar para conseguir ser produtivo quando precisar trabalhar em home office

Mercado

7º Fórum IQA da Qualidade Automotiva

Encontro será realizado em São Paulo no próximo mês de setembro

Dicas

Entenda o que é índice de velocidade de pneu

Saiba o que é e porque é tão importante respeitá-lo

Mercado

Roubo de cargas diminui no Brasil

Numero ainda são altos, mas já apontam para uma melhora

Mercado

Segundo semestre deve ser mais positivo

Índice de atividade econômica teve pequena alta, e reformas devem alavancar crescimento

Mercado

Menos burocracia

Comissão mista do Congresso aprova relatório da MP da Liberdade Econômica.

Mercado

Venda de caminhões tem alta expressiva no semestre

Apesar das projeções menores para o crescimento da economia do País, as vendas de caminhões continuam bastante aquecidas.

Mercado

Calendário do e-Social ganha novo prazo

Ministério da Economia divulgou portaria que trata do novo cronograma

Dicas

Aplicativos para salvar arquivos nas nuvens

Saiba como manter seus arquivos mais protegidos e sempre à mão.

Mercado

CNT divulga pesquisa sobre transportes

O documento traz um panorama do transporte no Brasil e a relação com o cenário econômico.

Mercado

Gás natural pode ser alternativa ainda mais barata!

Resolução do Conselho Nacional de Política Energética possibilitará diminuição do preço

Dicas

Escrever bem e com clareza é fundamental no mundo corporativo

Dicas infalíveis para você escrever com qualidade e ser mais reconhecido em seu trabalho

Curiosidade

Como funciona a blindagem de pneus

Saiba como os pneus podem também ser protegidos com blindagens de segurança.

Mercado

BNDES lança novas linhas de financiamento

Novas linhas são voltadas às pequenas empresas e setores de alta tecnologia.

Dicas

Sete dicas para montar seu perfil no LinkedIn

Faça as escolhas corretas ao montar seu perfil do LinkedIn e aumente a chance de dar uma boa impressão aos seus clientes e contatos.

Mercado

E-social pode acabar

Governo Federal planeja mudar sistema por programa mais simples

Curiosidade

Caminhões elétricos já são viáveis?

Na Europa, modelos já ganham mais espaço, mas, no Brasil, qual a previsão da chegada dos novos veículos?

Especial

6 de junho – Dia do reformador de Pneus

Data de celebração é o dia de fundação da ABR que, há 34 anos, iniciava sua trajetória na defesa do setor

Mercado

28ª edição da Autopromotec termina com sucesso na Itália

Feira realizada na Itália é uma das principais do mercado automotivo em todo o mundo.

Curiosidade

Você sabe como é construído um pneu?

Entenda como é passo a passo do processo da construção de um pneu.

Mercado

Os riscos da mistura dos caixas

Misturar o caixa da pessoa física com pessoa jurídica é o primeiro passo para problemas em sua empresa e em sua vida pessoal

Mercado

Pneushow edição 2020 já tem 75% dos estandes vendidos

Feira foi lançada no dia 25 de abril e teve excelente nível de comercialização dos espaços

Dicas

Etiqueta digital – você tem usado o WhatsApp de forma correta para o trabalho?

Como transformar o WhatsApp em uma ferramenta útil no trabalho, sem quebrar as regras da etiqueta digital.

Mercado

Agrishow 2019 tem bons resultados

Negócios na principal feira agrícola do País crescem 6,4% e alcançam R$ 2,9 bilhões. Setor agrícola é importante para o segmento de reforma de pneus.

Mercado

Transporte de cargas aumenta postos de trabalho no trimestre

Segundo dados da CNT, transporte rodoviário de cargas abriu 12,8 mil postos de trabalho no período

Maio Amarelo 2019: no trânsito, o sentido é a vida!

Campanha visa conscientizar a todos sobre a importância de um trânsito mais seguro!

Mercado

Autopromotec trará inovações e inteligência artificial

Evento do mercado de reposição automotivo acontece de 22 a 26 de maio, em Bolonha, na Itália

Dicas

Dicas para ser mais produtivo no trabalho

Conheça alguns hábitos que podem ser mudados em seu dia a dia para se tornar mais produtivo em sua empresa.

Dicas

Networking: fazer bons relacionamentos é essencial para seus negócios

Como ampliar seus contatos e por que isso é tão importante para o desenvolvimento de seu negócio.

Mercado

Tires & Rubber 2019 acontece em Moscou

Mercado russo de pneus tem crescimento acima da média em virtude de investimento do governo

Especial

Abril Marrom é o mês de combate a cegueira

Apesar de boa parte das doenças visuais serem preveníveis e tratáveis, o número de deficientes deve aumentar devido a maus hábitos de saúde e doenças crônicas

Dicas

Dez dicas de linguagem corporal para vender mais

Saiba como fazer da linguagem postural de seu corpo um valioso instrumento para se dar bem nos negócios, observando as dicas para efetivar uma boa venda.

Dicas

Calibrar o pneu corretamente é coisa séria!

Conheça os riscos que a má calibragem do pneu pode oferecer ao produto e a sua segurança!

Especial

Inovação é a chave para a sobrevivência

Em um mundo em constante mudança, buscar continuamente a inovação é fator determinante para o sucesso de empresas e pessoas.

Mercado

Setores de logística e transporte estão preparados para os novos desafios

Tudo sobre a 25ª edição da Intermodal, principal feira do setor de Logística da América do Sul.

Dicas

Dez dicas para cuidar bem de seus pneus

Saiba como agir para que seu pneu dure mais e lhe proporcione total segurança

Mercado

Tyre Technology Expo se encerra com recorde de público e novidades

Principal evento de pneus da Europa aconteceu na Alemanha de 5 a 7 de março

Especial

ABR apoia livro sobre Direção Segura

Projeto Sobrevivência no Trânsito traz dicas para direção mais segura e econômica

Mercado

Bimestre apresenta números positivos na venda de veículos

De janeiro a fevereiro, vendas de caminhões crescem 47,6%, de ônibus 28,3%, e automóveis e comerciais leves, 15%

Mercado

Intermodal acontece de 19 a 21 de março

Evento reconhecido como o principal das Américas em logística, transporte de cargas e comércio exterior será realizado na São Paulo Expo.

Mercado

ABR participa de Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Encontro é importante ponto de discussão para políticas públicas voltadas às pequenas e médias empresas.

Mercado

Tyre Technology Expo abre as portas na Alemanha

Principal evento de pneus da Europa entra em sua 19ª edição apresentando novas tecnologias para o setor.

Dicas

Cuidados com os pneus para a viagem de Carnaval

Saiba o que conferir antes de cair na estrada para curtir a folia de momo.

Especial

Ergonomia nos postos de trabalho melhora eficiência

Postos de trabalho ergonômicos são essenciais para melhoria da produtividade e para a saúde do trabalhador.

Curiosidade

Pneu vai muito além da borracha

Saiba quais são as partes que compõem um pneu e do que são fabricadas.

Mercado

A importância do compliance para as organizações

Empresas criam seus Códigos de Conduta para liderar um novo momento no País e no ambiente corporativo

Especial

Sucessão familiar

Muito comum na indústria da reforma, a passagem de bastão de uma geração a outra tem que ser feita com cautela.

Mercado

A importância do setor de reforma de pneus

Entenda porque o setor de reforma é tão importante para a economia, o segmento de transporte e para o meio ambiente.

Mercado

Principais feiras do setor de logística e transporte

Fique por dentro dos eventos mais importantes do mercado em 2019 e programe-se.

Curiosidade

Carros autônomos e com pneus autoinfláveis

Pesquisa de fabricante de pneu aponta o desejo dos consumidores americanos para o carro do futuro.

Notícias

Negócio da China

Feira chinesa bate recorde de público e se credencia como uma das maiores e mais importantes feiras do setor automotivo do mundo.

Mercado

Programa de subsídio ao diesel custou R$ 4,8 bi

Valor ficou abaixo dos R$ 9,5 bilhões previstos no orçamento para subsidiar o diesel. Medida foi adotada para finalizar greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio.

Dicas

Férias! Vai viajar? Fique atento aos pneus!

Conferir a pressão, calibrar e realizar o rodízio, balanceamento e alinhamento garantem maior segurança aos motoristas e passageiros.

Mercado

Programa Rota 2030 é sancionado

Nova lei estimula a geração de inovação, por meio da pesquisa e desenvolvimento (P&D), a continuidade da melhoria da sustentabilidade veicular, a evolução da segurança e o aumento da competitividade da indústria automobilística brasileira

Especial

Coquetel de Confraternização 2018 

No dia 13 de dezembro, ABR, ARESP, ARVIP e ASSOBAN realizaram o tradicional coquetel de Final de Ano.

Especial

Pneushow 2018

Principal feira do setor de pneus no Brasil apresenta bons números e empresas expositoras elogiam organização e público presente no evento

Especial

Segurança em foco!

Aumento de roubo de cargas no País precisa de um basta. Conheça mais sobre este problema que afronta o Brasil

Mercado

Pós-venda

Pesquisar assistência técnica é essencial ao comprar equipamentos. Saiba como fazer isso e como as empresas estão preparadas para prestar um pós venda de qualidade para seus clientes











SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2018 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus