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Networking: fazer bons relacionamentos é essencial para seus negócios

Como ampliar seus contatos e por que isso é tão importante para o desenvolvimento de seu negócio.


Existe uma célebre afirmação: “Não é o que você sabe, é quem você conhece…” Se, à primeira vista, a frase pode parecer politicamente incorreta e contra os princípios da meritocracia, se olharmos com um pouco mais de atenção para o que a sentença representa, veremos que, sim, ela é uma grande verdade. Afinal, ter os contatos certos, nos lugares certos, pode significar um considerável auxílio no mundo dos negócios.

E não há nada de errado nisso…  Muito pelo contrário!

Isso porque, saber estabelecer uma rede de contatos, ou o networking, como chamamos no mundo corporativo, é algo que também prescinde de trabalho, esforço e conhecimento.

De fato, o networking vai muito além das relações profissionais e comerciais. Ter uma rede de contatos é estar pronto para ajudar e ser ajudado, é ter expectativas em relação aos outros e lidar com as expectativas que eles têm em relação a nós.

Fazer networking não é se insinuar nem tentar obter vantagens sem dar nada em troca. Não é assim que se desenvolvem relacionamentos em que todos  se sintam felizes e realizados. Fazer networking é, acima de tudo, saber trocar, conectar e compartilhar!

Profissionais que têm uma rede de contatos eficiente chegam mais facilmente aos tomadores de decisão e têm a vantagem adicional de obterem mais recomendações e introduções pessoais, que são sempre muito úteis para o desenvolvimento de oportunidades de negócios, tanto para quem quer crescer na carreira como para quem pretende se tornar um empreendedor.

É o que explica Diane Darling, consultora chefe da Effective Networking, empresa especializada em seminários e palestras sobre o tema.

“Ter uma rede de relacionamento significa estar rodeado de pessoas que nos desejam sucesso, saúde e segurança, tanto na vida pessoal como na profissional. Pessoas que estejam sempre dispostas a nos ajudar, a compartilhar ideias, a reconhecer nossos esforços e, quando apropriado, nos ajudar a voar mais alto. Fazer networking é construir relacionamentos antes de precisar deles. Quando surgir a necessidade, eles estarão lá, dispostos a nos ajudar. Networking não é uma técnica de marketing ou de vendas, tampouco um modo de conseguir emprego ou patrocínio para algum projeto. Na verdade, é reunião dessas atividades inter-relacionadas que funcionam muito melhor juntas do que separadas”, ensina.

Passos para montar sua rede de contatos

 

Se você está decidido a levar a sério o networking, o primeiro passo é realizar um inventário de seus contatos, de modo a estabelecer prioridades que levem a um aumento da rede de relacionamentos. E é claro, estar atento às oportunidades que lhe permitam entrar em contato com uma gama maior de pessoas que possibilitem aumentar a sua rede.

Participar de congressos, eventos de sua área e também de áreas afins é uma forma interessante de entrar em contato com diferentes tipos de pessoas e, com isso, ir fazendo um networking eficiente. Considere que todos os tipos de profissionais fora da comunidade de negócios também podem ser contatos de rede muito úteis – por exemplo, palestrantes, educadores, conselheiros, etc.

Desenvolvendo seus planos de rede, pense além das pessoas que você normalmente vê em outros eventos de rede de negócios. Algumas das conexões mais importantes não são pessoas de negócios e, consequentemente, você precisa ser criativo para alcançá-las.

Porém, é essencial que você esteja totalmente preparado para esse momento. E é aí que entram algumas dicas essenciais, a fim de que possa montar e aumentar o seu networking.

Supere seus medos

Há muitas pessoas que passam mal só de se imaginar entrando em uma sala onde não conhece ninguém. E, se você também é um pouco assim, pense:  que motivos reais você tem para ficar apreensivo diante da ideia de falar com estranhos, seja em um evento social ou profissional? O grande segredo para superar esse medo é saber ser você mesmo e não querer passar uma imagem que não condiz com sua essência.

Há quem pense que para ser um bom networker é necessário ser uma pessoa expansiva e sociável, mas isso não é verdade. Existem pessoas tímidas que têm influentes  redes de contato, baseadas em sua autenticidade e credibilidade. Então, não há motivo para ter medo ou muito menos desculpa para não construir seu networking. Todos são capazes de fazê-lo.

Planeje seu networking

Ter uma rede de relacionamento é algo sério e deve ser tratado como um projeto. Por isso, fazer um planejamento de sua rede é fundamental. Comece listando as pessoas que conhece, desde familiares, até amigos, colegas de trabalho, pessoas que possuem mesmos interesses que você, e assim por diante. Veja como essas pessoas se conectam e pense maneiras de aumentar a sua rede de contato, partindo dessas pessoas com as quais já mantém um bom relacionamento.

Se estiver distante de algumas pessoas dessa lista, pense em maneiras inteligentes e criativas de se reaproximar.

Saiba quem é quem e realmente se interesse pelos outros

Pessoas excessivamente autocentradas não sabem fazer networking. Estão tão preocupadas em falar sobre si mesmo que não sabem ouvir o que o outro tem a falar e, ao não se dispor a conhecer o outro e as suas reais necessidades, muitas vezes, perdem inúmeras oportunidades.

Saiba quem são as pessoas com quem se relaciona. Seus projetos, objetivos, sonhos e necessidades. Conhecendo quem faz parte de sua rede, você pode ajudar a unir pessoas que conhece e que podem se ajudar mutuamente. Agindo assim é que você passa a ser visto como uma pessoa interessante e com quem muita gente quer se relacionar. Por isso, é mais importante a qualidade de sua rede do que a quantidade. De nada adianta ter uma rede enorme de relacionamento, se não tiver verdadeiro conhecimento sobre as pessoas que a compõem.

Ajude os outros

Pode ter certeza! Ter uma rede de relacionamentos somente para se beneficiar sem oferecer nada em troca o tornará aquela pessoa mal vista entre todos! Sabe aquele que só o procura quando precisa de algo e, quando você pede ajuda, nunca tem tempo ou disposição? Pois é, não seja essa pessoa!

Dar antes de receber e priorizar ajudar os outros é a melhor forma de ter retorno, quando precisar. Você pode pensar nisso quase que um “Karma nos negócios,” como você preferir chamar. Mas a verdade é que as boas ações tendem a produzir efeitos positivos. Quem sempre está disposto a ajudar geralmente é lembrado e, não raro, recompensado. Afinal, ser uma pessoa que ajuda os outros constrói reputação e confiança. E nada melhor que essas referências para ajudá-lo a ser um elo fundamental em uma rede de relacionamentos.

Seja criativo e construtivo em como você vê os outros e como você pode ajudá-los. Ser defensivo e fazer suposições tende a limitar opções e crescimento. Por exemplo, tente ver seus concorrentes também como aliados potenciais e nunca como inimigos. Há uma fina linha divisória entre os dois comportamentos, e posicionar muitas pessoas ou empresas no campo concorrente pode tornar a vida desnecessariamente difícil. Se você se der a oportunidade de conversar com seus concorrentes, se surpreenderá com as oportunidades de trabalhos e ações que, muitas vezes, podem desenvolver em conjunto. Isso pode ocorrer em áreas (serviço, território, setor, aplicação, etc.) ou serviços em que vocês não competem. E até mesmo em áreas nas quais vocês competem pode haver sinergia. Isto é particularmente relevante para as pequenas empresas, por exemplo, que podem formar alianças estratégicas com concorrentes para oferecer uma oferta conjunta para um mercado e competir por contratos maiores.

Procure grupos e conexões relevantes

Saber identificar e segmentar grupos e conexões interessantes para seus objetivos e capacidades é essencial ao construir sua rede de contatos. A relevância de um grupo para sua rede pode se dar por vários fatores, como localização geográfica, setor social, agrupamento étnico, de gênero, idade, interesses em comum, entre tantos outros. E, mais do que saber encontrar os grupos certos, é fundamental que saiba como se comportar em cada uma dessas redes. Em uma rede cujo foco é algo mais pessoal, não fique oferecendo seus serviços e produtos profissionais, assim como não  “pega” bem convidar para um churrasco no sítio aquele grupo de intelectuais com quem se relaciona.

Cultive os seus relacionamentos

Ter uma lista enorme com nomes e contatos não significa ter uma network proveitosa. Essa lista só realmente tem valor se você constantemente se relaciona de forma verdadeira com essas pessoas.

Neste sentido, sempre que possível, aproveite oportunidades para estar com os contatos de sua rede e, como sabemos que muitas vezes isso não é possível, pela correria do dia a dia, use do e-mail, do whatsApp e do telefone para manter contato constante com todos.

Retorne sempre as mensagens e telefonemas que receber no prazo máximo de 48 horas e nunca deixe alguém que lhe pediu algo sem resposta, mesmo que não possa ajudá-lo.

Faça sempre a coisa certa e aja com integridade

Sua reputação e credibilidade são os seus bens mais valiosos, seja no plano pessoal ou profissional. Por isso, faça seu networking de forma ética e prudente.

Não use nome de outras pessoas para se aproximar de alguém que o interessa sem a permissão expressa para isso, e não use de subterfúgios ilícitos para conseguir falar com alguém. Não se venda como algo que você não é e não permaneça em um ambiente ou relacionamento no qual tenha que abrir mão de suas crenças e valores.

Lembre-se de que assim como uma rede pode ser a forma mais rápida de chegar a alguém que o interessa, pode ser também um meio eficiente para destruir reputações. Não corra nunca esse risco.

Muitas pessoas, ao longo da carreira profissional construíram  uma expressiva rede de relacionamento  e muitas das conquistas delas tiveram considerável  apoio desse networking que ajudou a abrir portas e chegar às pessoas certas. Se você quer crescer em sua carreira e, principalmente, empreender, saiba que um bom networking é um ponto essencial para  seu sucesso.

E ainda: seja um elo para a realização de muitos projetos, unindo pessoas e oportunidades. É assim uma verdadeira rede de relacionamentos: uma relação ganha-ganha que proporciona a todos o crescimento e o desenvolvimento profissional e pessoal.

Comece agora mesmo a incrementar seu networking. Tenho certeza de que, em breve, colherá inúmeros resultados.



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