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Pós-venda

Pesquisar assistência técnica é essencial ao comprar equipamentos. Saiba como fazer isso e como as empresas estão preparadas para prestar um pós venda de qualidade para seus clientes


A compra de uma máquina e equipamentos para o setor de reforma de pneus é algo que deve ser sempre efetivada com bastante pesquisa e critério, uma vez que as máquinas requerem investimentos altos e são fabricadas para durarem vários anos. Logo, não é uma compra que se faça sem o devido cuidado.

E um dos pontos a se considerar no momento da escolha de um equipamento, certamente deve ser a assistência técnica. Afinal, ele precisa de manutenção e está sujeito a quebras e à substituição de peças. E ficar com a linha parada por falta de algum componente será prejuízo na certa!

Distribuidor de equipamentos e fornecedor de produtos para o setor automotivo e de reforma de pneus, a Gebor oferece suporte e orientação para seus clientes, em parceria com seus fornecedores, e possui uma equipe especializada para atuar ao sinal de qualquer problema. “Temos uma equipe de profissionais treinados e capacitados para atender, orientar e solucionar. Somente encaminhamos para assistência técnica quando não conseguimos resolver, ou porque o produto está com defeito”, revela Geraldo Barcelos, presidente da empresa.

Empresa holandesa com atuação no Brasil, a VMI tem vasta experiência e capacidade em suporte técnico tanto para as máquinas de recapagem quanto para as de pneu novo, com pessoal treinado na matriz da empresa na Holanda e na subsidiária da Alemanha.

“Fazemos um diagnóstico inicial, disponível 24 horas, 7 dias por semana, pelo telefone com possibilidade de acesso remoto ao sistema de automação das máquinas. Na maioria dos casos, a solução é aplicada sem a necessidade de viagens. Todavia, caso necessário, a VMI envia um técnico e peças sobressalentes até o cliente”, revela Robson Araújo, diretor da VMI para América do Sul.

A Schmidt indústria e comércio de moldes, empresa especializada na fabricação de moldes planos usinados ​em alumínio e aço para reforma de pneus, atendendo o mercado nacional e com atuação em mais de 20 países, tem como principal diferencial competitivo os projetos de personalização. “A Schmidt disponibiliza suporte técnico, utilizando-se do seu know-how, soluções que vão desde a padronização, construção e estudos de projetos específicos, alterações e revitalização de moldes. Possuímos um departamento de projeto para atender estas demandas”, revela Everson Schmidt proprietário da empresa.

Manutenção preventiva e treinamentos

Com equipamentos cada vez mais robustos, o mercado começa a olhar também para o suporte que as empresas oferecem, não somente na assistência técnica, mas também na programação de uma manutenção preventiva.

“Cada vez mais nossos equipamentos nos permitem que tenhamos um diagnóstico e um histórico completo por acesso remoto. Isso nos ajuda a trabalhar junto ao cliente para fazer manutenções preventivas, programando as paradas das máquinas e evitando a manutenção corretiva”, explica Lucas Möller, presidente da empresa.

Sempre atenta ao mercado, a empresa mantém até mesmo profissionais que auxiliam em dúvidas, via telefone e até mesmo por WhatsApp. “Isso sem falar no nosso time de campo que acompanha o trabalho desde a montagem do equipamento e age em caso de necessidade na casa do cliente”, analisa Möller.

Outro ponto fundamental diz respeito ao treinamento, já que muitos equipamentos precisam de instruções específicas para operação. Muitas vezes, inclusive, a demanda por assistência técnica está associada a questões operacionais e de rigor quanto aos procedimentos de uso de produtos e equipamentos.

Por isso, as empresas fabricantes também vem investindo em possibilitar a capacitação dos funcionários dos clientes. É o que explica Marcelo Ancora, gerente geral da Elgi. “Disponibilizamos formações práticas nas próprias instalações de nossos clientes para sedimentar conceitos e métodos fundamentais para a qualidade do serviço de reforma de pneus. Em breve, uma plataforma de e-training será disponibilizada nas mídias sociais como mais uma ferramenta de suporte técnico”, explica.

Entendendo também a importância do conhecimento e do aprendizado constantes, a Vipal Borrachas mantém, desde 2013, a Univipal, universidade corporativa responsável por treinar a própria equipe técnica da empresa e também os colaboradores das reformadoras. “Com uma experiência de 45 anos, a Vipal leva ao mercado um pacote de serviços junto aos seus equipamentos, pois sabe que o pós-venda é fundamental na hora de escolher qualquer produto”, finaliza Leandro Paim, gerente de Assistência Técnica da empresa.



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