NOTÍCIAS - Dicas



Sim! Trabalhar em casa é possível

Saiba como se organizar para conseguir ser produtivo quando precisar trabalhar em home office


As relações de trabalho estão mudando a cada dia. Com a tecnologia que nos permite estarmos sempre conectados, podemos trabalhar de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso faz com que o home office, como ficou conhecida a modalidade de trabalho na qual os funcionários de uma empresa exercem suas funções em sua própria casa, cresça em todo o mundo.

 

No Brasil, segundo dados de pesquisa realizada pela Catho, essa modalidade tem aumentado. A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros foi respondida por 26.459 pessoas em todo o País e apontou que 62.8% dos entrevistados afirmaram que  costumam fazer home office no Brasil, 34.4% afirmaram trabalhar de casa ao menos uma vez por semana, 37.6%, uma a duas vezes por semana, 11. 5% afirmaram trabalhar de casa de duas a três vezes por semana, e 16.5%, mais de três vezes por semana.

 

Uma das principais vantagens de trabalhar em casa é não perder uma boa parte do dia no trânsito, principalmente nas grandes cidades. Mas há outras vantagens: a produtividade depende de você, do seu esforço, e não de um chefe soprando ao seu ouvido; você pode vestir o que quiser, parar quando bem entender…

 

Mas para tudo isso dar certo é necessário o dobro de disciplina. É o que explica Luciana Tegon, coach, headhunter e fundadora da Tegon Consultoria. “Penso que assim como temos horário para entrar, sair e descansar no trabalho, o mesmo ritual se aplica ao home office. Você deve ter horários definidos, agenda de compromissos como telefonemas, realização de atividades e tarefas, de forma a concentrar-se e organizar-se para que tudo seja cumprido com a maior produtividade possível”, aconselha.

 

Então, é necessário ter atenção para não se dispersar enquanto busca uma água ou toma um café, entre outras distrações da casa. “Nada de brincar com o pet, dar uma ligadinha na TV para espiar o que tá rolando ou cair na tentação de dar uma esticada no sofá. Seja sério e comprometido com seus horários. Vale um break no meio da manhã ou da tarde, assim como fazemos na empresa, mas 15 minutos são suficientes, mais do que isso fará com que você fique muito tentado a realmente se entregar a qualquer outra atividade que não seja a que você planejou”, comenta Luciana.

 

Estabeleça limites

Além da disciplina, estabelecer limites para quem trabalha em home office é outro fator essencial. Família e amigos podem acreditar que, por você trabalhar em casa, está sempre disponível. Com isso, pode ser comum filhos o interromperem a qualquer hora para dizer algo que não é assim tão importante (e que nunca seria motivo para ligarem, se você estivesse numa empresa convencional). Sendo assim, é essencial que você explique para aqueles que estão ao seu redor sobre a importância da concentração e foco no trabalho, mesmo estando, aparentemente, no ambiente familiar.

 

Outro ponto de atenção é que estar em casa, no seu espaço, do jeito que você quiser é uma delícia, mas pode ser também o caminho mais rápido para a procrastinação. Por isso, tenha foco, seja determinado e crie uma rotina, a fim de realizar todas as suas atividades no horário que determinou.

 

“Devemos ter em mente que trabalhar em home office exige uma capacidade muito grande de separarmos as ‘personas’ profissional e pessoal. O alerta reside justamente neste ponto. Cada vez que nos desconcentramos ou saímos do espaço do home office, estamos entregues à selva da casa que está cheia de armadilhas como o sofá, a cama, a televisão, a cozinha, e um sem número de outras distrações que podem nos ‘picar’ em horário de trabalho. Nesta linha, cochilos após o almoço são perigosos, atender os familiares o tempo todo também interrompe a concentração e reduz substancialmente a produtividade”, alerta Luciana.

 

Cuide do espaço 

Cada pessoa funciona de uma maneira e, se você acha que pode produzir bem trabalhando de pijama na mesa da cozinha, ok, a decisão é só sua. Mas o ideal é que você tenha um espaço específico “para chamar de seu”.  Segundo Luciana, idealmente um home office dos “sonhos” seria acomodado na edícula da casa ou em um cômodo separado no apartamento, como uma dependência de empregada convertida em um escritório aconchegante.

 



Notícias

Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

Panorama

A Reforma de Pneus está na Fórmula Truck 2022!

Acontece

Fique de olho: dez atitudes comuns no trânsito que rendem multa

Acontece

Governo edita MPs para transporte de cargas


Veja todas as noticias










SERVIÇO DE ATENDIMENTO
Tel: (11) 5095-3840
Tel: (11) 5095-3840 (Whatsapp)
E-mail: comercial@abr.org.br

LOCALIZAÇÃO
Av. Pavão, 955 Cj 18 - Moema
São Paulo / SP


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira de Reforma de Pneus