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Você sabe como é construído um pneu?

Entenda como é passo a passo do processo da construção de um pneu.


Quem trabalha no segmento de reforma, sabe, de cor e salteado, como se dá a construção de um pneu, mas será que as pessoas com quem a gente tem contato todos os dias tem noção de quão complicado é o processo?

 

Que tal então, compartilhar esta matéria com aquele pessoal que não tem a mínima ideia sobre como funciona a produção de um pneu novo? Vamos explicar de forma bem simples e reduzida para que todos possam entender!

 

Bom, primeiramente, pneu não é somente borracha e até mesmo a borracha que ele usa é especial. Como sabemos um pneu moderno leva um tipo especial de borracha – uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado “negro de fumo”, um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente.

 

Mas além disso, a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.

 

Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu (veja quais são e para que servem abaixo). Cada uma dessas partes é fabricada separadamente. Para juntar tudo, as indústrias usam tambores e prensas – o resultado desse processo é um barrilzinho de borracha, que os técnicos chamam de “pneu verde”.

 

Para “amadurecer” e virar um pneu de verdade, ele ainda precisa passar pela chamada vulcanização.

 

Nessa última fase, a peça é prensada novamente, dessa vez a uma temperatura superior a 200 ºC. Aí sim,  o pneu é moldado conforme o modelo a ser fabricado.

 

 

Reinventando a roda Modelos comuns são compostos por seis partes diferentes

 

As partes do pneu

 

PAREDE LATERAL

Feitas de borracha, elas são o elemento de ligação entre a roda do carro e a parte do pneu que encosta na estrada

 

LONA DE CORPO

É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do carro. Para aguentar o tranco, ela é feita de uma mistura elástica, com borracha, poliéster e náilon

 

LONA ESTABILIZADORA

Como o próprio nome indica, essa camada ajuda a dar estabilidade ao pneu. Ela leva pequenas placas de fios de aço, cortadas em ângulos específicos para evitar derrapadas

 

BANDA DE RODAGEM

É a parte do pneu que entra em contato com o solo. Formada por três tipos de borracha com diferentes composições, a capa de rodagem garante a tração do carro e a durabilidade do pneu

 

TALÕES

São aros de aço envolvidos por uma camada de borracha. É a parte do pneu que entra em contato com a roda do carro

 

ESTANQUE

É a parte interna do pneu. Formada por várias camadas de borracha, ela impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as antigas câmaras



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